Presidentes de seis partidos da base governista, incluindo o PT, estão levando à cúpula do Senado um pedido formal de abertura de “procedimento apuratório” sobre a conduta de Roberto Campos Neto à frente do Banco Central.
A solicitação será apresentada ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), na tarde desta quarta-feira (5), e busca responsabilizar Campos Neto por um suposto descumprimento da lei que estabelece a autonomia do BC.
A ação ocorre após senadora maranhense Ana Paula Lobato (PSB) pedir a demissão do presidente do Banco Central, em um ofício assinado no fim do mês passado e encaminhado ao Conselho Monetário Nacional (CNM).
O documento dos líderes partidários foi articulado pela presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e leva a assinatura de presidentes de outras cinco legendas: Carlos Siqueira (PSB), José Luiz Penna (PV), Luciana Santos (PCdoB), Heloísa Helena (Rede) e Juliano Medeiros (Psol). Também assinam a petição os líderes do MDB na Câmara, Isnaldo Bulhões, do PDT, André Figueiredo (CE), além de outros parlamentares.
Tudo de ruim que acontece hj no Brasil 🇧🇷 é culpa do presidente do senado
O PT tem maioria no senado e o conselho que avalia o pedido de demissão feito pelo presidente é formado maioria pelo PT, então ele não demiti o presidente do banco por que quer um bode na sala, para colocar a culpa pelos erros.