O ministro Luiz Roberto Barroso, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), avaliou que o Poder Judiciário passou a ter um papel político na sociedade brasileira. A declaração do magistrado ocorreu em palestra no 7º Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), realizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, na última quarta-feira (5).
– O Poder Judiciário no Brasil, após a Constituição Federal de 1988, viveu e vive ainda um vertiginoso processo de ascensão institucional. Deixou de ser já há um tempo um departamento técnico especializado. Passou a ser um poder político na vida brasileira. Houve mudança na natureza, no papel, na visibilidade, nas expectativas que existem em relação ao Poder Judiciário – analisou ele, segundo informações do Jornal do Comércio.
O evento, que também contou com a participação do governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB), trouxe como tema “Os Desafios do Poder Judiciário no Brasil”.
Na ocasião, Barroso informou que está “em busca de ideias e propostas para alguns programas” a fim de “ajudar o Judiciário brasileiro”.
Já Eduardo Leite disse que o Rio Grande do Sul vive atualmente um relacionamento harmonioso com os outros Poderes.
– Para muitos, o caminho da briga pode parecer mais difícil, mas é mais fácil do que sentar na mesa e buscar construir soluções. Não é o mais fácil, mas é o único caminho que entendemos que pode produzir resultados – defendeu.
Diria Raymundo Jamais, 50 anos de mesas de bares em Floriano-PI, nova-iorquino do Maranhão:
-E a cara limpa nem mexe!!!