A direção estadual do partido Novo no Maranhão ainda não descartou por completo a possibilidade de lançar Lahesio Bonfim, ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, como candidato a prefeito de São Luís em 2024.
A informação é do presidente estadual da sigla, Leonardo Arruda, em contato com o jornalista Gláucio Ericeira.
Segundo ele, um parecer jurídico sobre o caso foi encomendado – conforme mostrou o Blog do Gilberto Léda na semana passada, como foi prefeito reeleito (e o segundo mandato ainda está em vigor), já que ele renunciou para disputar o governo em 2022, uma eleição de Lahesio para prefeito de qualquer município do Brasil equivaleria a um terceiro mandato (saiba mais).
Em tese, portanto, o ex-prefeito estaria impedido de disputar nova eleição no ano que vem.
“Há um debate em torno desta temática, envolvendo também o ambiente jurídico aqui do partido, porque o voto que impediu a figura do prefeito itinerante dá margem para entendimentos diversos também em casos de candidaturas a prefeito em cidades que não tenham influência alguma. Aliás, que não sofram influência alguma da cidade de origem, de onde, no caso, o Lahesio era prefeito, que era São Pedro dos Crentes. Então, a gente tem feito uma análise bem minuciosa do voto do Gilmar Mendes, que à época foi o relator da ação que proibiu a figura do prefeito itinerante, mas deixando algumas ressalvas internas. Então, em breve a gente vai fechar um parecer jurídico neste sentido, mas tudo indica que há possibilidade, até porque também houve a desincompatibilização dele com mais de dois anos de antecedência. Ele pleiteou outro cargo eletivo nesse meio que é mais um fundamento que, sem sobra de dúvida, pode vir a somar para a gente formalizar, ou não, a pré-candidatura dele mais à frente”, disse Arruda.
“Ou seja, o que se debate é: uma coisa é você concorrer numa cidade próxima a São Pedro dos Crentes, que há toda uma influência regional, territorial da gestão dele ali nos anos de 2016 a 2020…outra coisa é você concorrer em cidade completamente distante territorialmente falando de São Pedro dos Crentes. São Pedro está no Sul do Maranhão e São Luís está no extremo Norte. Não tem essa influência. É um debate jurídico que estamos fazendo internamente e em breve a gente vai soltar um comunicado oficial referente a isso”, completou.
Não me surpreendo, pra quem acredita em Jair Bolsonaro, Terraplanismo, Cloroquina, Democracia por golpe militar, acredita em tudo.