A ampliação da malha cicloviária no Brasil cresce em ritmo muito aquém da necessidade: no último ano, a expansão de ciclovias e ciclofaixas nas capitais cresceu 4%, passando de 4.196 km em 2022 para 4.365 km em 2023 – um acréscimo de 169 km.
O monitoramento foi feito pela Aliança Bike, que ouviu todas as prefeituras das capitais brasileiras por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). O período considerado pelo levantamento foi de junho de 2022 a junho de 2023.
Dentre as cidades que mais cresceram, no último ano, em quilômetros implantados, a que mais evoluiu em números percentuais foi Palmas (TO), com 39,8% de acréscimo. Em seguida estão Maceió (AL), com aumento de 27%, e Brasília (DF), aumento de 20,8%.
Utilizando a comparação entre o volume de ciclovias e ciclofaixas e a população residente, o principal destaque é Florianópolis (SC), com 22,96 km a cada 100 mil habitantes. Na sequência, aparecem Brasília (DF), com 21,79km a cada 100 mil habitantes, e Palmas (TO), com 20,48km a cada 100 mil habitantes. Nesse comparativo, São Paulo (SP) aparece na 19ª posição – mesmo tendo a maior malha cicloviária do país.
Já São Luís tem apenas 40km de ciclovias – ou pouco menos de 4km a cada 100 mil habitantes. Um dos piores desempenhos do país.
Com informações de O Globo