Deputados apresentam projeto para derrubar decreto de armas de Lula

Grupo de deputados federais de oposição ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), protocolou neste sábado (22.jul.2023) um PDL (Projeto de Decreto Legislativo) para derrubar o decreto de armas da atual gestão, que altera as regras instituídas no governo Jair Bolsonaro (PL).

Ao todo, 53 congressistas assinaram o projeto apresentado pelo Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP). O texto pede suspensão do decreto publicado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública na 6ª feira (21.jul). “Tal medida exorbita o poder regulamentar, uma vez que viola […] o Estatuto do Desarmamento”, afirmam.

“A transferência do registro de armas de fogo de uso restrito à Polícia Federal, conforme proposto no decreto presidencial, levanta preocupações em relação à conformidade com a legislação vigente”, declararam os deputados.

Na justificativa do projeto, o grupo diz que o novo decreto de armas do governo Lula “viola” 2 artigos do Estatuto do Desarmamento (lei 10.826 de 2003).

Eis o que determinam os trechos:

artigo 3º – “É obrigatório o registro de arma de fogo no órgão competente”;

parágrafo único – “As armas de fogo de uso restrito serão registradas no Comando do Exército, na forma do regulamento desta Lei”.

Segundo os congressistas, estes artigos estabelecem “claramente a competência do Comando do Exército para realização do registro dessas armas, tornando a medida uma potencial violação da lei”. (Poder 360)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *