O governador Carlos Brandão esteve presente na solenidade de lançamento do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) – Sustentabilidade e Desenvolvimento, nesta sexta-feira (11), que deverá realizar 526 intervenções positivas e estruturantes no Maranhão. A partir do ambicioso projeto, o Governo Federal promete redefinir o cenário de investimentos e assegurar o desenvolvimento do estado e de todo o Brasil nos próximos quatro anos.
O PAC teve sua primeira edição lançada em 2007, durante o segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o propósito de alavancar investimentos federais em todo o território brasileiro, impulsionando obras e fomentando o crescimento econômico. A partir do Novo PAC, o Governo Lula III busca aprimorar a infraestrutura e potencializar o desenvolvimento sustentável, com um investimento previsto de até R$ 240 bilhões de recursos públicos federais ao longo dos próximos quatro anos.
Além dos recursos do orçamento da União, o Novo PAC contará com financiamentos de instituições públicas e privadas, bem como parcerias público-privadas e concessões. Um dos pontos centrais desta edição é a ênfase na sustentabilidade e desenvolvimento regional. Além das áreas tradicionais de investimento, como infraestrutura, transporte e energia, o programa amplia sua abrangência para inclusão digital, conectividade, transição energética, ciência, tecnologia, educação e saúde.
No contexto do Maranhão, o Novo PAC surge como um agente transformador de grande relevância. Com a temática da sustentabilidade e desenvolvimento, o estado priorizou a realização de obras estruturantes para solucionar problemas históricos. Entre as prioridades, foram destacados projetos estruturantes nas áreas de água, esgoto, conectividade e rodovias estratégicas para o desenvolvimento regional.
Durante sua participação na cerimônia, o governador Carlos Brandão destacou que, com essa injeção de recursos e foco em projetos estratégicos, o Maranhão se prepara para um período de transformações significativas, e que o Novo PAC surge como uma oportunidade única para alavancar a infraestrutura e a qualidade de vida dos cidadãos maranhenses, ao mesmo tempo em que impulsiona o desenvolvimento do estado e contribui para a evolução do Brasil como um todo.
“É motivo de muita alegria para nós do Maranhão estarmos participando do Novo PAC, que foi anunciado aqui no Rio de Janeiro, e que irá contemplar o nosso estado em mais de R$ 93 bilhões de reais em obras. Isso foi fruto de muito trabalho, desde janeiro, que a gente vem trabalhando os projetos em parceria com o Governo Federal, e agora o presidente Lula anunciou o Novo PAC, que vai gerar milhares de empregos e renda para a sociedade. São obras em várias áreas que vão melhorar a vida das pessoas e gerar o desenvolvimento do Maranhão e do Brasil”, ressaltou o governador.
Novo PAC no Maranhão
A partir do Novo PAC, o Maranhão receberá 526 intervenções positivas do Governo Federal, entre obras, projetos e estudos que serão promovidos em oito eixos, sendo os de Água para Todos; Cidades Sustentáveis e Resilientes; Educação, Ciência e Tecnologia; Inclusão Digital e Conectividade; Infraestrutura Social e Inclusiva; Saúde; Transição e Segurança Energética; e Transporte Eficiente e Sustentável.
A parceria entre os governos Federal e estadual vai impactar diretamente em áreas, serviços e programas como o Minha Casa, Minha Vida; Educação Básica; Atenção Primária; Rodovias; Cultura; Portos; Transmissão de Energia; Expansão do 4G e Implantação do 5G; Ferrovias; Hidrovias; Periferia Viva – Urbanização de Favelas; Esgotamento Sanitário; Esporte; Infovias; Infraestrutura Hídrica; Abastecimento de água; Aeroportos; Luz para Todos; Educação Superior; Atenção Especializada; Eficiência Energética; Conectividade nas Escolas e nas Unidades de Saúde; Serviços postais; Inovação e Pesquisa; TV Digital; Água para Quem Mais Precisa e Preparação para Emergências Sanitárias.
Deve está comemorando mais verba para obras desnecessária para beneficiar a elite do Maranhão, elevando da litorânea é um crime absurdo