Dino e ‘Bessias’ mandam apurar fake news após tragédia no RS

O advogado-geral da União, Jorge Messias – o famoso ‘Bessias’ -, anunciou nas redes sociais a abertura de um procedimento contra o jornalista Alexandre Garcia por promover, segundo ele, “uma campanha de desinformação” sobre os responsáveis pelas mortes provocadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul na semana passada.

No programa “Oeste Sem Filtro”, da Revista Oeste, na última sexta-feira, 8, Garcia disse que era “preciso investigar, porque não foi só a chuva” que causou enchentes no Rio Grande do Sul e a morte de pelo menos 46 pessoas.

“No governo petista foram construídas, ao contrário do que recomendavam as medições ambientais, três represas pequenas, que aparentemente abriram as comportas ao mesmo tempo. Isso causou uma enxurrada”, afirmou o ex-repórter e comentarista da TV Globo. “Isso causou uma enxurrada parecida com aquelas que acontecem aqui perto de Brasília, na Chapada dos Veadeiros, e que levam as pessoas e que matam pessoas porque a água vem de repente”, acrescentou, replicando informação que circula em grupos de WhatsApp desde a semana passada.

Medida parecida foi adotada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB). Ele acionou a Polícia Federal para investigar a pessoa que espalhou a fake news de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria travado doações de alimentos em Lajeado, um dos municípios do Rio Grande do Sul afetado pela passagem do ciclone extratropical.

“Reitero que fake news é crime, não é ‘piada’ ou instrumento legítimo de luta política. Esse crime é ainda mais grave quando se refere a uma crise humanitária, pois pode gerar pânico e aumentar o sofrimento das famílias. A Polícia Federal já tem conhecimento dos fatos e adotará as providências previstas em lei”, disse, sem citar o jornalista.

2 pensou em “Dino e ‘Bessias’ mandam apurar fake news após tragédia no RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *