Novo ministro do Esporte, Fufuca anuncia criação de diretoria de eSports

O novo ministro do Esporte, André Fufuca (PP), anunciou, em entrevista ao Globo Esporte, que sua pasta terá uma diretoria ligada aos eSports. A opinião do político diverge da sua antecessora no cargo, Ana Moser, que afirmou que os jogos de videogame disputados competitivamente não são um esporte.

“Tenho uma visão um pouco diferenciada em relação a esse assunto. A gente considera, sim, os esports como um esporte. A gente vê a capacidade e amplitude que ele tem. Você pode ver a quantidade de torneios que tem em território nacional. É impossível fechar os olhos em relação a essa temática e nós iremos, sim, tratar como esportes, como eu acho que deva ser”.

De acordo com o jornal Valor Econômico, André Fufuca também quer ter controle na arrecadação nova das apostas esportivas. Reportagem de Fabio Murakawa, Andrea Jubé e Renan Truffi aponta que Ministério da Fazenda, de Haddad, e Planalto resistem a essa investida.

No começo do governo Lula, a fala de Ana Moser repercutiu mal entre a comunidade dos eSports, que têm visão divergente da apresentada pela ex-ministra e consideram que a modalidade é, sim, um esporte.

A então ministra também rebateu críticas vindas das redes sociais sobre o assunto e explicou que o assunto deveria ser tema de assuntos “intersetoriais”, não ficando sob a responsabilidade de apenas um dos ministérios. Ela disse, em uma live em 27 de janeiro, que leu a cartilha Lula Play, de políticas públicas para games entregue ao presidente nas eleições de 2022.

2 pensou em “Novo ministro do Esporte, Fufuca anuncia criação de diretoria de eSports

  1. Mais um cabide de empregos…e quem paga são os pagadores de impostos, uma vez que o Estado nada produz, não produz riqueza alguma, por isso não existe dinheiro público.

Os comentários estão fechados.