NOTINHAS DA TARDE

R$ 700 milhões
Esse foi o valor que o Governo do Maranhão recebeu a menos, entre janeiro e agosto de 2023 – na comparação com o mesmo período de 2022 – do governo federal. A baixa é uma dos motivos para os recentes cortes de gastos determinados pelo governador em exercício, Felipe Camarão (PT). Os dados foram apresentados por ele em entrevista ao Imirante.

Nota C
Camarão também apontou que o governo segue em busca de melhoras sua nota de crédito, recentemente, reavaliada pelo Tesouro Nacional como “C”, o que impede a contração de novos empréstimos. Como o Estado está com projetos prontos para captar, pelo menos R$ 3,5 bilhões no mercado financeiro, houve recurso dessa decisão.

De olho
Suplentes de conselheiros tutelares de São Luís estão de olho em possíveis deslizes de titulares eleitos no último fim de semana. Começaram a pipocar nos últimos dias denúncias de que alguns candidatos foram bancados financeiramente por políticos, o que é ilegal. Se houver extratos de transferências ou depósitos, a coisa pode ficar feita.

Ônibus exclusivos
Para buscar meios de combater casos de importunação e assédio sexual cometido contra mulheres nos transportes públicos, a OAB Maranhão, por meio da Comissão da Mulher e da Advogada (CMA), foi à Câmara Municipal de São Luís e entregou a propositura de pré-projeto de lei que objetiva assegurar ônibus exclusivos para mulheres da cidade de São Luís, exclusivamente em horários de pico. O documento foi apresentado à vereadora e Procuradora da Mulher da Câmara Municipal, Karla Sarney, nesta semana.

Órfãos
Um dos “órfãos” do (agora) ex-pré-candidato a prefeito de São Luís Paulo Victor (PSDB), o vereador Raimundo Penha (PDT) declarou nesta sexta-feira, 6, em entrevista à Mirante AM, que a decisão do tucano pegou os aliados de surpresa. Será mesmo? Há mais de uma semana já se comentava sobre bastidores uma possível desistência de PV.

Complicou
É cada vez mais complicada a situação do prefeito de Barreirinhas, Amílcar Rocha (PCdoB). Já não bastassem as críticas de moradores (e até de turistas) por conta da falta de infraestrutura da cidade, agora o comunista enfrenta uma manifestação de professores.

De olho
A quase certa nomeação do ministro Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF) abrirá nova crise na Esplanada. A sucessão ao comando da pasta coloca em lados opostos o PSB, ao qual Dino é filiado, e setores do Partido dos Trabalhadores (PT). Nos bastidores, o atual ministro articula para emplacar o pupilo Ricardo Capelli, que ganhou visibilidade nacional como interventor na Segurança Pública do Distrito Federal após os atos de depredação de 8 de janeiro.

Pressão
Trabalhando com apenas um auxiliar na redação do relatório — hoje com quase 1.000 páginas —, a senadora Eliziane Gama ainda não fechou a lista de pedidos de indiciamento da CPMI do 8 de Janeiro. Os governistas querem a todo custo incluir o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no texto.

Audiência
O ministro do Esporte, André Fufuca, apresenta na próxima terça-feira (10) na Câmara as ações da pasta para os próximos anos. A reunião com o ministro será realizada na Comissão do Esporte, a pedido do presidente do colegiado, deputado Luiz Lima (PL-RJ).

Lamento

O vereador de São Luís Álvaro Pires (PSDB) lamentou nesta quinta-feira, 5, o fracasso da minirreforma eleitoral que tramitava no Congresso Nacional, com regras paras a eleições de 2024. O relatório do deputado federal maranhense Rubens Pereira Júnior (PT) acabou sendo arquivado, por falta de entendimento entre as duas casas legislativas de Brasília.

– São duas repartições que pensam de forma diferente, mas se tivesse trabalhado de forma conjunta nessa minirreforma não estaria acontecendo isso – pregou Pires, em entrevista ao blog do jornalista Isaias Rocha. (Leia aqui)

Avanços

O diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), Inácio Melo, recebeu nesta semana o prefeito de Rosário, Calvet Filho (Republicanos) para discutir investimentos da estatal federal no município. Entre eles, a perfuração de poços de produção hídrica e implantação de sistemas de abastecimento de água, visando a garantia do fornecimento deste bem vital com qualidade à população.

Que ridículo!

Um show de cunho sexual foi o que mais viralizou no 1° Encontro de Mobilização pela Promoção da Saúde no Brasil. Coisa ridículas. Ainda bem que, nesse caso, a objetificação da mulher é com muito amor. Então, as feministas não reclamarão de nada.

Não quis comemorar

Parte da população de Vitória do Mearim queria comemorar o Dia do Prefeito, nesta sexta-feira, 6, com Nato da Nordestina. Mas ele, pelo visto, não quis saber de festa…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *