O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, recebeu o colega de bancada republicana, deputado federal Aluisio Mendes, e o pré-candidato a prefeito de Barreirinhas, Vinicius Vale.
A agenda articulada por Aluisio teve como pauta o aeroporto de Barreirinhas que ainda não está apto a receber aeronaves de grande porte.
Aluisio Mendes destacou a importância do terminal para o avanço do turismo maranhense:
“A região dos Lençóis ganhará maior fluxo de turistas com um aeroporto mais moderno, com uma estação de rádio e balizamento noturno além de outros investimentos que propiciem pouso e decolagem de aeronaves de grande porte”, argumentou o deputado.
Outra pauta também defendida pelo parlamentar maranhense é a situação da malha aérea do estado, hoje uma das mais caras do Brasil, com linhas reduzidas e valores exorbitantes. Um dos fatores da abusividade nos valores de bilhetes aéreos com origem e destino no Maranhão é a alta alíquota do ICMS sobre o querosene de aviação, taxa que figura uma guerra fiscal nos estados com percentuais que oscilam entre 3% a 25%. No Maranhão a taxa atual é 17% uma das mais altas do país.
Aluisio Mendes solicitou ao ministro uma ida ao Maranhão, um dos objetivos da visita seria alinhar investimentos para o setor aeroportuário. Segundo o parlamentar, um bom diálogo com o governo do estado para que haja nova regulação e redução do ICMS sobre combustível de aviões ampliará o acesso do povo maranhense ao transporte aéreo, população hoje, em maioria, excluída do transporte aéreo.
É importante lembrar que o Brasil é o único país do mundo que tem um imposto estadual sobre o combustível dos aviões. O maior custo das companhias aéreas nacionais é com o QAV (querosene de aviação), responsável por 26% dos custos totais de uma companhia.