A senadora Ana Paula Lobato (PSB/MA), por meio de indicação, garantiu 20 computadores à Unidade Escolar Dom Ungareli, da rede estadual de ensino, do município de Pinheiro. Os equipamentos foram entregues, nesta segunda-feira (30), ao diretor do colégio, Ferdinand Ribeiro Borralho, durante solenidade do Programa Computadores para Inclusão do Ministério das Comunicações, realizada no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís. As máquinas foram recondicionados em Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC) para a criação de Pontos de Inclusão Digital (PIDs).
“A tecnologia nas salas de aula amplia horizontes, estimula a criatividade e prepara nossos jovens para enfrentar os desafios do mundo moderno. E a nossa esperança é que esses computadores se tornem ferramentas poderosas nas mãos dos estudantes e educadores do Centro de Ensino Dom Ungareli. Esta iniciativa não é apenas sobre o acesso à informação, mas também sobre promover a equidade, garantindo que esses alunos tenham as mesmas oportunidades”, disse a senadora Ana Paula Lobato.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que presidiu a solenidade, celebrou a entrega, que tem o objetivo de promover iniciativas de inclusão digital em escolas públicas, associações, telecentros e unidades de saúde. Ao todo, foram liberados mil computadores a 94 instituições de 74 municípios do estado do Maranhão, entre eles Pinheiro.
“Nossa missão é assegurar que todos os cidadãos tenham a oportunidade de se beneficiar das novas tecnologias. A inclusão digital é um elemento fundamental para a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento do país. A entrega desses computadores representa um passo importante nessa direção, visando criar uma sociedade mais conectada e inclusiva”, frisou.
Durante a solenidade, que foi acompanhada pelo chefe de Gabinete da senadora, Antino Noleto, o diretor da Unidade Escolar Dom Ungareli, Ferdnand Borralho, agradeceu a iniciativa da senadora e ressaltou a importância da inclusão digital para o colégio e para o município de Pinheiro.
“Agradeço imensamente à senadora e ao presidente Lula por esse importante projeto. Toda a comunidade escolar agradece, porque vai nos ajudar bastante no trabalho pedagógico desenvolvido pelos nossos professores, visto que nossa escola é de tempo integral. Com essa iniciativa, a gente percebe uma preocupação com a educação, o acesso à tecnologia e informação. Estão todos de parabéns”, comentou.
Desde a criação do Programa Computadores para Inclusão, pela Lei nº 14.479, de 21 de dezembro de 2022, cerca de 33 mil computadores foram doados, beneficiando 717 municípios brasileiros. Foram ofertados 145 cursos, resultando na formação de mais de 23 mil alunos plenamente capacitados para o mercado de trabalho.