NOTINHAS DA MANHÃ

Aprovado I

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), segue com a gestão bem avaliada por eleitores da capital. Segundo o instituto Luneta, mais de 39% acham a gestão dele ótima ou boa, e outros 39,97%m, regular. Apenas 17,5% a consideram ruim ou péssima.

Aprovado II

O governador Carlos Brandão (PSB) também tem maior aprovação que reprovação. Segundo o mesmo levantamento, quase 36% consideram a gestão estadual boa ou ótima e 44,6%, regular. Apenas 16% disseram que a administração do socialista é ruim ou péssima.

Sem lado

O instituto Luneta também aferiu o espectro político dos eleitores ludovicenses. De acordo com o resultado, a maioria não se identifica com nenhuma ideologia, nem de direita, nem de esquerda. Entre os que se identificam, equilíbrio: 23,2% para a direita, contra 22,7% para a esquerda.

Cassado?
O deputado estadual Yglésio Moyses (sem partido) decidiu protocolar um pedido de cassação do vereador Domingos Paz (Podemos) no Conselho de Ética da Câmara Municipal de São Luís. Às voltas com um processo no mesmo colegiado após denúncias de abuso sexual, o parlamentar agora foi denunciado após ameaçar matar dois vereadores na sede do legislativo municipal.

Cassado? II
Quem também protocolou pedido com o mesmo objetivo, na mesma comissão, foi a vereadora Silvana Noely (PTB). É dela também, um pedido de afastamento cautelar de Paz no caso dos supostos crimes sexuais.

Operação

A Polícia Federal, com o apoio da Coordenação de Inteligência da Previdência Social (COINP), deflagrou na manhã desta terça-feira (31), a OPERAÇÃO FAKE ID para o cumprimento de mandados de busca e apreensão e prisão preventiva nos municípios de São Luís/MA e Pinheiro/MA, com a finalidade de combater grupo criminoso especializado na prática de fraude em detrimento do INSS.

A fraude consistia na alteração indevida do domicílio bancário de benefícios previdenciários e assistenciais junto ao aplicativo “Meu INSS”, bem como juntada de documentos de identidade falsos, comprovante de endereços falsos, visando ludibriar a autarquia previdenciária e, por conseguinte, sacar os valores depositados nos benefícios violados/fraudados.

De acordo com os cálculos efetuados pela Coordenação de Inteligência da Previdência Social (COINP), o prejuízo estimado com apenas o pagamento de 49 (quarenta e nove) benefícios já identificados, é de R$ 718 mil ao ano. Entretanto esse valor pode ser ainda maior após a análise dos materiais apreendidos.

Reação

Ainda repercute muito nas redes sociais o caso da mulher que agrediu um motoboy – e chegou a quebrar-lhe a cabeça – após o trabalhador recusar-se a levar bebidas compradas por ela até uma geladeira dentro da sua residência. Como reação, entregadores solidarizaram-se com o colega atacando a casa da cliente.

Resultado
Na noite de segunda-feira, 31, pessoas ligadas à cliente divulgaram imagens do resultado da ação dos motoboys.

Infiel

Ao longo dos dez primeiros meses do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deputados do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro descumprem com frequência a orientação do partido e votam a favor de pautas de autoria do Palácio do Planalto na Câmara dos Deputados. João Carlos Bacelar (PL-BA) e Júnior Lourenço (PL-MA) descumpriram orientação do PL e votaram junto com o governo em seis ocasiões. Ambos estão no partido deste antes do ingresso do ex-presidente, formalizado em novembro de 2021. Lourenço, no entanto, tem aval de Josimar de Maranhãozinho, presidente do PL no Maranhão, em suas decisões.