Os indicadores de geração de empregos em Imperatriz são animadores. Nos últimos meses, notou-se um aumento nas contratações, com destaque para os meses de agosto, com 2551 admissões, e setembro, com 2409, de acordo com os registros do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).
Ao considerar os dados acumulados de janeiro a setembro de 2023, observa-se um saldo positivo de 20.908 novos postos de trabalho. O setor de serviços lidera a geração de empregos no município, contribuindo com 44,29% das admissões, seguido pelo comércio (33,98%), construção (11,47%), indústria (9,24%) e agropecuária (1,02%).
Analisando o mercado de trabalho em Imperatriz, de janeiro a setembro de 2022, foram registradas 19.361 demissões; no mesmo período em 2023, esse número diminuiu para 18.823, representando uma redução de 2,78% em relação ao ano anterior.
“Estes são dados promissores para nossa cidade. A qualidade de vida está em ascensão, e com as festividades de fim de ano, impulsionadas pela força do nosso comércio local, estima-se que a contratação de muitos trabalhadores seja realizada, com perspectivas de efetivação nas empresas”, afirma o prefeito de Imperatriz, Assis Ramos.
Formalização de MEIs – Em relação aos empreendedores que saíram da informalidade, a cidade de Imperatriz registrou a formalização de 1828 empreendedores, que agora usufruem dos diversos benefícios proporcionados pela formalização de suas atividades. Desde o início da gestão do prefeito Assis Ramos, a valorização dos empreendedores locais tem sido uma prioridade, refletindo positivamente nos indicadores do setor.
O crescimento do Microempreendedor Individual (MEI) é notável. De 2010 a 2016, um total de 5327 pessoas foram cadastradas como MEIs. Já de 2017 até 2023, esse número atingiu 11586 empreendedores cadastrados, representando um aumento significativo de 117,5%.
Esse trabalho é conduzido com atenção pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), que ao longo do ano realiza ações nos bairros e no Centro da cidade, incluindo caravanas itinerantes para formalizar aqueles que desejam empreender de maneira legal. “Temos motivos para comemorar e muito trabalho pela frente. Os resultados positivos indicam que estamos no caminho certo, promovendo Feiras Cidadãs, formalizando empreendedores, oferecendo cursos, e implementando diversas outras iniciativas”, destaca o secretário da Sedec, Wilson Filho.