O defensor-geral do Estado, Gabriel Furtado, e o secretário de Estado de Monitoramento de Ações Governamentais, Alberto Bastos, foram agraciados com o Título de Cidadão Maranhense, honraria concedida em sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Maranhão, nesta quinta-feira (23). As homenagens são oriundas de proposições aprovadas por unanimidade e propostas pelos deputados estaduais Neto Evangelista e Othelino Neto, em reconhecimento aos mais de 10 anos de atuação de Gabriel Furtado e Alberto Bastos como defensores públicos do Maranhão.
Bastante concorrida, a sessão solene foi prestigiada por autoridades dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, representantes da sociedade civil, familiares e amigos dos homenageados, bem como servidores e demais colaboradores da Defensoria maranhense e da Secretaria de Monitoramento e Ações Governamentais (Semag).
Logo no início da solenidade, foram exibidos vídeos sobre a trajetória dos homenageados, destacando suas contribuições para o desenvolvimento do estado do Maranhão. Representando o governador Carlos Brandão, o secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, ressaltou o apreço do governo aos defensores homenageados, pela parceria sempre demonstrada com o Executivo.
“O deputado Neto Evangelista está de parabéns pelo senso de oportunidade e sensibilidade em homenagear esses dois grandes homens públicos, que tanto trabalham pelo nosso estado. Sejam bem-vindos à cidadania maranhense, doutor Gabriel e doutor Alberto”.
Em seu pronunciamento, a presidente da Assembleia Legislativa, a deputada Iracema Vale, conduzindo a cerimônia, disse que a iniciativa é um gesto de gratidão e apreço por tudo que os homenageados fazem e continuarão fazendo em prol dos maranhenses.
“Expressamos nossa gratidão por terem escolhido o Maranhão como sua casa, por elegerem nossa terra como palco para suas batalhas em prol da justiça. Que seus títulos sejam uma afirmação do reconhecimento de sua importância para a sociedade maranhense e um estímulo para que continuem suas nobres missões”, destacou Iracema Vale.
Pernambucano de nascimento, Gabriel Furtado vive no Maranhão desde que tomou posse como defensor público estadual, em 2009. Ao receber a comenda, o defensor-geral proferiu discurso marcado pela emoção.
“É com grande honra que hoje me torno cidadão desta terra, um reconhecimento muito importante para mim e que será mais um catalisador no trabalho em defesa dos direitos dos mais vulneráveis. Ao Maranhão que me acolheu como filho, digo que retribuirei tamanha hospitalidade e conquistas, ajudando a Defensoria a construir um estado mais justo, igualitário e com acesso à justiça para todos e todas”, completou Gabriel Furtado, que formou família no estado e da união com a maranhense Elane Hortegal, tornou-se pai de Lucas (6) e Davi (1), nascidos em São Luís.
Já o titular da Semag mudou-se para estado no final de novembro de 2010, também após receber a missão de promover acesso a direitos a quem mais precisa. Alberto Bastos é natural do município de Santo Antônio de Pádua, região de Itaperuna, no estado do Rio de Janeiro. No Maranhão, casou-se com Natália Coimbra com quem concebeu os filhos Luís Alberto (5) e Augusto (2), nascidos no estado que acolheu a família.
“Desde que cheguei ao Maranhão, em 2010, tive a benção de ter encontrado anjos no caminho. Também tive a benção de conviver com pessoas que acreditam no poder transformador da união, do jogo em equipe, da vitória coletiva! E foi neste contexto que chegamos até aqui, depois de realizar um importante trabalho na gestão da Defensoria, chegando mais próximo da parcela vulnerável da população, com criatividade, economia e sustentabilidade. Hoje, na Semag, continuo contribuindo para a efetivação de políticas públicas urgentes e necessárias à população maranhense, sobretudo, a que mais precisa”, ressaltou.
Um dos autores da proposição dos títulos, Neto Evangelista, lembrou que a comenda entregue nesta quinta-feira, vai além do reconhecimento à trajetória profissional dos homenageados. “Esse título é fruto de minha admiração por Gabriel e Alberto como pessoas, como chefes de família e agentes públicos. As missões da Defensoria e da Assembleia se confundem, uma vez que ambas buscam cuidar das pessoas que mais precisam. Então, nada mais justo que esse reconhecimento, onde o mais representativo é a presença da sociedade civil, mostrando que a Defensoria tem cumprindo com o seu papel no nosso estado”, assinalou.
Em nome dos membros, servidores e demais colaboradores da Defensoria, a 1ª subdefensora-geral Cristiane Marques, foi só elogios à trajetória de sucesso dos mais que colegas de profissão. “São dois amigos queridos que tive a felicidade de conhecer no Maranhão, terra abençoada que adotamos para construir carreira e constituir família. Obrigada meus amigos por serem um presente para todos aqueles que têm o privilégio de conhecê-los e também para o Estado do Maranhão”, declarou a defensora pública em seu discurso.
A mesa das autoridades da sessão solene foi composta também pelo procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), Kaio Saraiva, o segundo secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, o deputado Roberto Costa, o procurador federal Hilton Melo, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Daniel Brandão, e o presidente da Academia Maranhense de Letras, desembargador Lourival Serejo.