Dino prioriza conversas por telefone na busca por votos para o STF

O ministro Flávio Dino tem priorizado conversas por ligação telefônica com senadores em busca de apoio enquanto divide sua agenda entre o comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública e a sabatina no Senado Federal, marcada para daqui nove dias.

A “peregrinação virtual” para viabilizar sua aprovação ao Supremo Tribunal Federal (STF) teve de ser adotada devido aos compromissos que mantém à frente do ministério.

Dino tem se dedicado, entre outros assuntos, à nova etapa do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania e à entrega de viaturas para as forças de segurança em estados e municípios com maiores taxas de crimes violentos letais intencionais.

O ministro sofreu desgaste no início do segundo semestre quando o governo passou a ser alvo de críticas devido à atuação na área de segurança pública, sobretudo no combate à criminalidade. Na ocasião, seu nome chegou a perder força para a vaga no STF, segundo interlocutores do governo.

Os telefonemas se intensificaram nos últimos dias já que muitos senadores estão em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP28.

A delegação conta com ao menos 16 senadores que viajaram para debater medidas que reduzam os efeitos do aquecimento global. A maior parte dos que viajaram, no entanto, não demonstra resistência a Dino.

Na semana passada, o ministro esteve dois dias visitando presencialmente senadores em seus gabinetes. Na quarta-feira (29), conversou com ao menos cinco. Na quinta (30), dia de feriado em Brasília com menos senadores presentes, reuniu-se com apenas dois. (CNN)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *