Inaugurado ontem (5), o Hospital da Criança – dr. Odorico Amaral de Matos – representa um grande investimento em saúde pública infantil para todo Maranhão, visto que, além da capital, a unidade atende mais de 170 municípios do estado. Para o deputado estadual Fernando Braid (PSD), Este é um avanço significativo para o desenvolvimento da primeira infância maranhense.
“Esse é um investimento que beneficia todo o estado. O Hospital da Criança é uma referência maranhense em saúde infantil, atende a mais de 170 municípios do estado e, agora, completamente reformado e preparado para um atendimento humanizado, representa um importante avanço para o desenvolvimento da primeira infância”, destacou o parlamentar que tem a primeira infância como uma de suas bandeiras de trabalho.
Neste novo momento, o HC conta com a 27 novos leitos, totalizando 120 leitos entre recuperação pós-anestésica, UTI – que antes não existiam -, leitos de emergência, clínica cirúrgica, ortopédica e clínica pediátrica. Além da estrutura, a oferta de serviços também foi ampliada e a unidade, que antes tinha o perfil restrito a casos clínicos, vai realizar, também, procedimentos cirúrgicos.
As áreas de atendimento também foram ampliadas, para garantir que as crianças que cheguem ao hospital possam ser atendidas por profissionais especializados. De acordo com o prefeito de São Luís, a intenção é proporcionar atendimentos de qualidade no serviço público de saúde da capital.
“Nasce um novo hospital e, também, um novo atendimento, porque assim como visitei as obras, eu vou acompanhar o funcionamento do hospital”, frisou o gestor municipal referindo-se à implantação de serviços humanizados no Novo Hospital da Criança.
Para o secretario municipal de saúde, Dr. Joel Nunes, a entrega da nova unidade é, sobretudo, uma vitória para quem acompanhou e vivenciou os desafios diários devido à precariedade em que viveu, por longos anos, o hospital.
“O Hospital da Criança era um desafio gigantesco. Testemunhamos sua história marcada por alagamentos, superlotação e falta de estrutura. Tornou-se uma espécie de lenda urbana, perdendo a confiança das pessoas quanto à sua conclusão. Hoje, não apenas entregamos um hospital, mas uma verdadeira obra de arte que ficará registrada na história do Maranhão”, declarou, emocionado, o secretário da Semus.