O atual prefeito de Tuntum, Fernando Pessoa, está com uma ampla vantagem para garantir a reeleição em 2024. É o que aponta o Instituto de Pesquisa Prever que realizou nos dias 9, 10 e 11 dezembro, um estudo para avaliar a preferência do eleitorado quanto aos nomes postos para a disputa eleitoral. De acordo com os números, o gestor municipal tem quase 30 pontos de vantagem sobre o ex-prefeito Cleomar Tema.
No cenário estimulado, quando são apresentados os nomes de Fernando Pessoa e Cleomar Tema, o atual prefeito aparece com 56,2% e o ex-prefeito com 29,5%. Nulos somaram 7,1% e não souberam ou não responderam 7,2%.
Ainda foi questionado aos entrevistados, uma comparação entre as gestões de Cleomar Tema e o primeiro mandato de Fernando Pessoa. 64,9% dos entrevistados disseram que o atual prefeito é melhor, 17,6% disseram que é igual e apenas 13,7%, disseram que o ex-prefeito foi melhor. Não souberam ou não responderam somaram 3,8%.
O Instituto de Pesquisa Prever registrado no CONRE5 sob registro do número 8612, realizou 562 entrevistas na sede e na zona rural do município. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos com um intervalo de confiança de 95%.
Os caras são profissionais, sabem da rejeição mas insistem pra impedir o aparecimento de uma nova opção. O 1° mandato sempre é bom, com algumas realizações, qdo chega o 2° aí neguinho trata de fazer o pé de meia, o caixa para as necessidades futuras. O hoje é esse Tema sofrendo nessa avaliação, amanhã, pode escrever, será esse Pessoa e aí o nome bom será o do Tema pois o povo já esqueceu o Pessoa.
Essa tem sido a dinâmica das sucessões em grande parte dos municípios brasileiros.
Lideranças novas, são uma raridade, qdo muito, aparecem pra suceder seus pais com a mesma política.