O presidente do PCdoB no Maranhão, deputado federal Márcio Jerry, refutou, em contato com o Imirante, a tese de que uma Ação Direta de Inconcstitucionalidade (Adin) protocolada pelo partido no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) contra uma lei recentemente sancionada pelo governador Carlos Brandão (PSB) seja um indício de que a sigla caminha para a oposição à gestão socialista.
A ação é assinada pelo advogado Sálvio Dino de Castro e Costa Junior, irmão do senador e ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), futuro ministro do Supremo, com procuração concedida por Jerry – após provocação dos três deputados estaduais da sigla: Othelino Neto, Rodrigo Lago e Júlio Mendonça.
“Não, rigorosamente não [se trata de movimento de um partido de oposição]. Somos partido que não apenas apoia o governador Brandão, mas que o apoia com o empenho e responsabilidade de quem esteve no centro determinante do projeto que o fez governador”, declarou Jerry.
Segundo ele, como o projeto que deu origem à lei não foi encaminhado por mensagem governamental, mas apresentado por um deputado estadual – no caso, o deputado Eric Costa (PSD) – não se trata de uma ação contra o governo.
“O projeto de lei não foi apresentado pelo Governo do Estado, mas por um deputado, portanto nossa ação não é contra o governo; e permite que se mantenha o diálogo por uma mediação de modo a atender também aos movimentos sociais que se manifestaram sobre o assunto”, completou.
Jerry garante, ainda, que já tratou do assunto pessoalmente com o governador Brandão. “E sobre essa tema da Lei de Terras já tratei com o próprio governador Carlos Brandão, sempre pautando o diálogo como método para dirimir divergências e construir convergências”, pontuou.
Eleições 2024 – No contato com o Imirante, Márcio Jerry também comentou sobre a posição do PCdoB para as eleições de 2024. De acordo com o parlamentar, a sigla segue interessada em indicar o candidato a vice na chapa de Duarte Júnior, pré-candidato do PSB à Prefeitura de São Luís.
“É uma posição natural para o debate na hora certa, mas desde já apresentada para o debate”, declarou.
RATO É RATO
Não entendo a possibilidade de jerry (braço dirieito do Dino) ser oposição a Brandão (obediente a Dino) será que com Brandão no comando do PSB existe a possibilidade, logo após dino assumir no stf e não ter mais poder político (teoricamente) Brandão tira Duarte da campanha a prefeito, forçando o mesmo a procura outro partido ??? Ou isso é impossível???? Penso que a partir da ausência de Dino, tudo pode acontecer na disputa de poder no Maranhão
Fogo amigo 2024 promete
Esse rato pensa que somos burros, idiotas. É uma ação contra o governador e o contra o governo do Maranhão. À medida que o governador Carlos Brandão sancionou o projeto de lei, diga-se de passagem aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa, inclusive com voto do PC do B, a Lei passa a ser uma ação de Governo e não, meramente, uma ação de um deputado.
Nos poupe!!!!