O final do ano de 2023 está se delineando como um período excepcional para o turismo em São Luís, conforme avaliação do setor de Análise Mercadológica da Secretaria Municipal de Turismo (Setur).
A virada do ano está impulsionando de forma significativa a indústria hoteleira, com uma taxa média de ocupação na orla da cidade em mais de 90%. Em alguns pontos, a ocupação já atingiu o pico de 100%, consolidando essa área como uma das preferidas para quem vai celebrar o Réveillon 2024 na capital. A ocupação dos meios de hospedagem em São Luís registra uma média de 86,17%, com perspectiva de crescimento podendo alcançar 90%, à medida que se aproxima da data da virada.
Ainda segundo o setor de Análise Mercadológica, mesmo antes do fim de dezembro, o ano de 2023 já aponta a maior taxa média anual para a cidade, com 68%. O secretário municipal de Turismo, Saulo Santos, destacou a importância desse crescimento para a cidade:
“O turismo é um dos pilares fundamentais para a economia local e os números que estamos vendo refletem o potencial de São Luís como um destino turístico cada vez mais atrativo.”
Para mapear essa movimentação e antecipar o fluxo de visitantes, a pesquisa de ocupação foi realizada com meios de hospedagem, nos dias 26 e 27 de dezembro, para o período de 30 de dezembro de 2023 a 01 de janeiro de 2024. Ainda com base em dados históricos e no fluxo aéreo, estima-se que a cidade receba aproximadamente 62 mil visitantes durante o período de 29 de dezembro de 2023 a 01 de janeiro de 2024.
Além de focar na ocupação hoteleira, a Setur São Luís está conduzindo uma pesquisa específica sobre a demanda turística para o Réveillon. Essa pesquisa visa obter dados detalhados sobre o perfil e as motivações dos visitantes e será realizada através de QR codes já disponíveis em 10 meios de hospedagem na capital.
Esse cenário positivo não só impulsiona a economia local, mas também consolida São Luís como um destino turístico de destaque, oferecendo experiências memoráveis para todos que escolhem celebrar o final do ano na cidade.
O povo maranhense é conhecido por receber bem seus visitantes. Mas quando se fala de prestadores de serviços a coisa muda completamente. Ainda mais que, vendo o cliente de fora, exirbita nos valores cobrados pelos produtos, vide caso recente no Arraial do IPEM. Mas isso não acontece apenas no Maranhão mas em todas as cidades com potencial turístico. O problema do Estado é o PÉSSIMO ATENDIMENTO AOS CLIENTES, coisa que parece comum aos despreparados garçons e proprietários de estabelecimentos na orla de São Luís. Acho que esse povo pensa que o cliente mal recebido, mal atendido, voltará ao local. Falta a esses prestadores um curso de relações públicas…