A Máquina de Descascar’Alho, tradicional e irreverente grupo do carnaval maranhense completa 38 anos na próxima segunda-feira, dia 1º de janeiro. E para saudar o ano e comemorar as quase quatro décadas, fará aquele tradicional cortejo carnavalesco pelas ruas do bairro da Madre Deus. O primeiro dia do ano de 2024 é também o dia de dar o pontapé para a temporada pré-carnavalesca em São Luís, na praça Estação da Máquina (Morro do Querosene – Largo do Caroçudo), a partir das 16h.
Acompanhada do bloco de samba Fuzileiros da Fuzarca, a Máquina de Descascar’Alho percorrerá as ruas do bairro da Madre Deus e ao final do percurso, retornará ao Largo do Caroçudo para continuar a festa.
“É o primeiro grito de carnaval do Maranhão e talvez do país. Então, com todas as dificuldades, consideramos importante marcar essa tradição que nasceu na Madre Deus, com muito carnaval, samba e marchinhas, e que é esperada não só pelos moradores da Madre, mas de toda a São Luís”, conta Silvério Jr. (Boscotô), comandante da Máquina de Descascar’Alho.
38 anos – A Máquina de Descascar’Alho é um grupo nascido no coração do tradicional bairro da Madre Deus, em 1º de janeiro de 1986. O grupo foi idealizado por jovens artistas aglutinando milhares de adeptos à brincadeira. Tem no gênero as marchas de carnaval, samba, blocos, tambores e afoxés a base de seu repertório, desde interpretação de obras de reconhecidos artistas da esfera nacional a composições próprias e a valorização e resgate de composições maranhenses da ‘velha guarda’ que moravam ou costumavam frequentar o bairro boêmio.
O grupo se consolidou ao longo dos anos, participando de inúmeros festivais e shows na cidade, no circuito Centro e periferia da Ilha, como forma de estabelecer sua expressiva veia musical buscando alcançar o reconhecimento do público em geral.SHAREVISIT WEBSITE