Está a caminho de São Luís um dos maiores aviões de carga do mundo, o gigante Soviético Ilyushin Il-76, medindo 47m de comprimento com 50m de envergadura.
Segundo o site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o pouso está previsto para às 2h da madrugada do dia 2 de janeiro, e sua decolagem às 21h30 do mesmo dia.
O Ilyushin IL-76 é um quadrijato fabricado na era soviética e concorrente dos ocidentais C-17 Globemaster e C-130 Hércules, competindo hoje no mercado também com o brasileiro Embraer KC-390.
A missão deste jato soviético no Brasil, contudo, é pacífica: ele virá para São Luís para transportar uma turbina de 8.7 toneladas que será utilizada na construção de uma unidade de extração de Gás Natural no município de Santo Antônio dos Lopes, onde usinas geram 1.9 gigawatts de energia extraída da queima do gás em uma turbina, que aciona um gerador para produzir eletricidade.
Esa turbina está sendo transportada de Amedabade, na Índia, para São Luís, onde seguirá por via terrestre do Aeroporto Internacional até Santo Antônio do Lopes.