Dnit informa que usará radares para consultar débitos de veículos

© Joédson Alves/Agência Brasil

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que vai reforçar as notificações de dívidas dos proprietários de veículos. Em nota, informa que “o procedimento é genuíno e não se trata de golpe”, e que elas não virão acompanhadas de boletos. “Os débitos devem ser consultados no Portal de Multas de Trânsito”, alerta o órgão.
A notificação será enviada aos endereços registrados pelo contribuinte no banco de dados da Receita Federal. Já o monitoramento dos veículos com débitos, que circulam nas rodovias federais, é feito por meio de radares.

O Dnit esclarece que a notificação enviada contém, em sua parte externa, o nome do proprietário do veículo (destinatário) e os contatos da autarquia (telefone e e-mail), e que na parte interna há informações de todos os autos de infração não quitados, além do prazo para pagamento. “É importante que o cidadão confira sempre o nome e o CPF ou CNPJ”, destaca o Dnit.

A notificação informa também sobre as medidas legais cabíveis que podem ser adotadas pelo departamento em relação ao inadimplente. Entre elas, a publicação do nome do devedor no Diário Oficial da União (DOU) e no Portal de Multas de Trânsito, sempre observando as regras previstas na Lei Geral de Proteção de Dados.

“Cidadão que não quita os débitos no prazo estipulado pode ser inscrito na Dívida Ativa, gerando acréscimo de encargos moratórios e demais medidas extrajudiciais e judiciais cabíveis. Veículos com multas vencidas não poderão ser licenciados para circulação”, alerta o Dnit.

4 pensou em “Dnit informa que usará radares para consultar débitos de veículos

  1. Tem que pagar mesmo os seus valores devidos! pq tem dinheiro para beber cachaça e não tem para honrar com seus comrpomissos? Isso não é falta de grana e sim falta de vergonha na cara. Agora tem que cobrar dos orgãos que arrecadam esses valores para tranformar em melhorias para a população.

    • Sonha, a chave desde de 2023 virou, é aumentar imposto em tudo que for possível. Tentar embolsar o máximo possível nesses 4 anos, estavam sedentos

  2. Concordo temos que está em dias com nossas obrigações ser honesto não é favor e sim obrigação. Infelizmente a maioria não pensa e nem age assim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *