Morador do RJ dá aula em Anielle Franco após post sobre ‘racismo ambiental’

Um morador do Rio de Janeiro deu uma verdadeira aula à ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, após ela atribuir o caos causado na capital fluminense por conta das chuvas a suposto “racismo ambiental e climático”.

Franco já havia virado chacota ao considerar racista a expressão “buraco negro”.

“Estou acompanhando os efeitos da chuva de ontem nos municípios do Rio e o estado de alerta com as iminentes tragédias, fruto também dos efeitos do racismo ambiental e climático. Algumas prefeituras do estado já estão mobilizadas”, publicou ela no Twitter.

Em resposta, o usuário que se identifica como Alexa da Matta rebateu o argumento. Ele se disse morador da cidade, e relatou ter vindo de uma família pobre da Baixada Fluminense, tendo várias vezes vivido o problema de enchentes.

Na visão dele, o discurso é oportunista, porque leva a um debate ideológico, dixando de lado o verdadeiro problema.

“Mesmo que exista um “racismo ambiental”, ou seja, um viés de raça que prejudique desproporcionalmente pessoas negras com tragédias ambientais, o principal fator pra te tornar vulnerável é a renda. Negros pobres sabem disso. Brancos pobres, também”, disse.

Veja a sequência completa:

Em tempo: a Agência Brasil, vinculada ao Governo Federal, também levantou a rese de “racismo ambiental” ao tratar das chuvas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *