O atual presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Paulo Velten, pode sr considerado o grande vencedor da eleição ocorrida nesta quinta-feira, 1º, na Corte estadual.
Os magistrados escolheram hoje os novos membros da Mesa Diretora e, também, do Órgão Especial.
Para o comando do TJ, já se sabia que o desembargador Froz Sobrinho, aliado de Velten, seria o eleito, porque era candidato único – assim como o 2º vice-presidente e o corregedor, respectivamente os desembargadores José Jorge Figueiredo dos Anjos e José Luiz Oliveira de Almeida.
Para a 1ª vice-presidência já se sabia que o favorito era o desembargador Raimundo Bogéa. Mas a vantagem dele sobre o desembargador Tyrone José Silva chamou a atenção. Foram 22 votos contra apenas 11 do seu oponente.
Na eleição de 10 membros do Órgão Especial – os outros dez são escolhidos por antiguidade – outra prova da força de Paulo Velten: ele conseguiu emplacar dez aliados.
Para se ter uma ideia, Tyrone Silva, que conseguiu 11 votos na eleição para 1º vice-presidente, obteve apenas 10 quando disputou assento no colegiado.
“Foi uma sessão muito tranquila, produtiva, o que evidencia a maturidade dos integrantes do Tribunal de Justiça. Um processo eleitoral democrático, absolutamente equilibrado, em que os colegas ficaram à vontade para votar de acordo com o seu desejo e com a sua consciência. E, portanto, ganha todo o Poder Judiciário do Estado do Maranhão. Tenho certeza absoluta que os colegas que foram eleitos para a nova Mesa Diretora possuem todas as credencias para realizar um grande trabalho com o apoio de todo o Tribunal de Justiça. Do mesmo modo, os colegas eleitos – alguns, inclusive, reconduzidos – para o Órgão Especial”, destacou Velten após o encerramento das votações.