Uma das estratégias da Prefeitura de Itapecuru-Mirim para melhorar e ampliar os serviços básicos de saúde tem sido investir na reforma e na construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS), também conhecidas como Postos de Saúde.
Até o momento o prefeito do município Benedito Coroba já reformou as UBS´S dos povoados Água Preta, Colombo e São Francisco e entregou as de Santa Rosa e do Entroncamento. Outras 8 (oito) unidades básicas de saúde estão sendo reformadas/requalificadas com a previsão de voltarem a funcionar nos próximos 120 (cento e vinte) dias.
Para dar mais conforto aos funcionários e usuários todos os Postos de Saúde do município estão sendo climatizados e informatizados por meio do Programa Municipal “Saúde Conectada” e recebendo móveis e equipamentos novos. As Agentes Comunitárias de Saúde, inclusive, receberam tablets que dão mais segurança e agilidade na organização dos dados dos pacientes.
Outra ação que está dando bons resultados foi a ampliação dos dias e horários de atendimento nos Postos de Saúde. Eles que antes funcionavam apenas 2 (dois) dias na semana agora funcionam de segunda a sexta-feira. Além disso, por meio do Programa Saúde na HORA foi implementação o atendimento em horário estendido. Até o momento sete postos de saúde já funcionam de segunda a sexta-feira das 7h às 19h. Também foram ampliadas as equipes de Saúde da Família e implementada a Telemedicina nas UBS´S. Segundo a Secretária de Saúde do Município mais de 300 (trezentas) teleconsultas já foram realizadas beneficiando pacientes que esperavam há muito tempo para se consultar com um especialista.
Telemedicina
Nessa modalidade, os médicos dos Postos de Saúde de Itapecuru Mirim (presencialmente) repassam os casos dos pacientes aos médicos especialistas do renomado hospital de São Paulo Beneficência Portuguesa presentes virtualmente por meio de vídeoconferêcia. Ao todo estão disponíveis 17 (dezessete) especialidades.
Uma parceria que tem sido muito positiva e bem aceita pelos pacientes visto que a Telemedicina torna mais simples e ágil as marcações de consultas com profissionais especializados e encurta as distâncias para receber atendimento médico. Isso porque os pacientes não precisam mais viajar para outras cidades para se consultar.
Novas aquisições
Ainda para melhorar a saúde da população o município adquiriu novas ambulâncias e novos consultórios odontológicos e inaugurou o novo prédio da Farmácia Básica, além da Farmácia de Produção de Medicamentos Fitoterápicos e ainda triplicou a ajuda de custo para os pacientes que realizam hemodiálise.
“Só avançamos na área da saúde porque investimos muito na melhoraria da infraestrutura das unidades de saúde e na qualidade do atendimento médico. A adesão ao Programa do Governo Federal “Mais Médicos”, que enviou 12 (doze) médicos para o município, também contribuiu para fazermos a diferença”, comemorou o prefeito Benedito Coroba.