Alema investe em sustentabilidade com implantação de purificadores de água ecológicos

A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão dá mais um paço rumo à sustentabilidade, desta vez fazendo uso racional dos recursos hídricos. Trata-se da instalação de cinco purificadores de água ecológicos (Purificatta) que serão responsáveis por filtrar e esterilizar todo o líquido consumido na Casa, zerando, assim, a compra de água mineral. Os purificadores, que começaram a ser instalados na tarde desta quarta-feira (13), ficarão alocados no Palácio Manoel Beckman, Creche Sementinha e Complexo de Comunicação.

 As máquinas, todas certificadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), garantem uma água de qualidade, a partir de seis estágios de purificação e esterilização que remove agrotóxicos, salobridades (concentração de sal na água), sódio, vírus, bactérias e metais pesados.

O processo de purificação da água, fornecida pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), começa com a filtração em fibra de polipropileno. Nesta primeira etapa, a água, ao entrar na máquina, passa por um processo de filtração simples, no qual são retiradas partículas de tamanho diminuto.

 A seguir, ocorre a filtração via carvão ativado, quando são retidos cloro e materiais orgânicos responsáveis por conferir cor, odor e sabor à água. Depois disto, o líquido passa por novo processo de filtração em fibra de polipropileno restrita, ainda mais refinada, onde são retiradas partículas de tamanho ainda menor.

 Na próxima fase são retirados agrotóxicos, impurezas e sódio, com a membrana de osmose reversa. A última etapa é a esterilização via exposição à radiação ultravioleta, que elimina bactérias e vírus sem uso de substâncias químicas e, portanto, sem comprometer o grau de pureza do líquido. A seguir, a água está própria para consumo.

Redução

O diretor de Tecnologia da Informação da Alema, Willian Nunes, destacou que a implantação destes purificadores é um momento importante para a Casa, que hoje tem um foco na sustentabilidade.

“Com a chegada destes equipamentos, vamos encerrar a compra de galões, já que eles vão purificar a água que chega da rede externa, encherá os garrafões que ficarão disponíveis para todos os setores. Hoje, se pegarmos uma média de consumo de dois litros por pessoa, teremos a redução da compra de cinco mil garrafões por ano. Esta é uma das etapas de uma campanha maior, que visa ainda à redução do uso de copos e utensílios de plástico e de papel, por exemplo, tendo o mesmo propósito da sustentabilidade”, enfatizou Nunes.

Ele explicou ainda que, com a chegada dos purificadores, será possível reutilizar os vasilhames, que passarão por um processo de esterilização, em um ambiente adequado, antes de receberem a água. “Todos os garrafões de reuso serão lavados e esterilizados, aqui mesmo na Assembleia, que disporá de um local específico para este fim”, frisou.

Cada máquina tem capacidade para filtrar 125 litros de água por hora e de armazenar cerca de 150 litros em seu interior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *