Com investimento de R$ 350 mil, a emenda encaminhada pelo deputado estadual Fernando Braide (PSD) será investida na compra de caminhonete 4×4, equipamentos de informática e mais de 30 coletes à prova de balas. A iniciativa visa fortalecer o combate à violência contra a mulher no Maranhão, otimizando a atuação da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar.
Criada há nove anos, a Patrulha Maria da Penha atendeu, até 2023, cerca de 50 mil mulheres vítimas de algum tipo de violência ou em situação de perigo. Com o incremento, a expectativa é tornar o atendimento ainda mais eficiente e próximo da população, conforme defendeu o deputado Fernando Braide em seu discurso na tribuna.
“Nosso intuito é garantir que, com um transporte adequado, as equipes da patrulha possam chegar até a nossa Zona Rural, proporcionando mais segurança às mulheres do nosso estado. Além disso, com equipamentos modernos e itens de segurança pessoal, é possível assegurar uma atuação mais efetiva, mais ágil, pois entendemos que em muitos casos de violência contra a mulher o tempo é um fator crucial para evitar uma tragédia”, disse o parlamentar.
A definição da aplicação da emenda foi feita em alinhamento com a equipe da Patrulha Maria da Penha. Conforme destacou o deputado, uma reunião foi realizada na terça-feira (24), onde a tenente-coronel Edhyelem Almeida, coordenadora estadual das patrulhas Maria da Penha, indicou as principais demandas da corporação.
“A destinação de uma emenda parlamentar, diretamente para ação de Patrulha Maria da Penha, vai reforçar o trabalho que nós já desempenhamos há nove anos no combate à violência contra a mulher. Vai reforçar o nosso policiamento e proporcionar que ações preventivas que nós desempenhamos através da Polícia Militar Patrulha Maria da Penha sejam ainda mais eficientes”, avaliou a coordenadora.