PL que tornaria ‘São João da Thay’ Patrimônio Cultural é retirado de pauta

Foto: Anne Cascaes/Imirante.com

A presidente da Assembleia Legislativa, deputada estadual Iracema Vale (PSB), comunicou nesta quarta-feira, 12, que o deputado estadual Juscelino Marreca (PRD) desistiu de levar adiante um projeto de lei para reconhecer o “São João da Thay” como Patrimônio Cultural Imaterial do Maranhão.

O evento da influenciadora maranhense Tahynara OG ocorreu no último fim de semana.

Segundo Vale, Marreca – que voltou de licença nesta semana – entendeu que a brincadeira não atende a critérios técnicos exigidos para o reconhecimento e decidiu retirar a proposição de pauta.

“Nós dialogamos com o propositor da ação, deputado Juscelino [Marreca] e existem critérios para se tornar Patrimônio Cultural Imaterial. Realmente [o São João da Thay] não atende, apesar de ser um movimento muito importante para o estado, porque atrai investimentos, o povo gosta, dá visibilidade para o estado a nível nacional e a gente não quer desmerecer o São João da Thay […]. Porém, como não atende aos pré-requisitos necessários, o deputado Juscelino [Marreca] retirou o projeto [de pauta]”, declarou a presidente.

4 pensou em “PL que tornaria ‘São João da Thay’ Patrimônio Cultural é retirado de pauta

  1. ESSE DEPUTADO Ñ TEM NOÇÃO MESMO AFF. PROCURE UM PROJETO DE LEI Q REALMENTE SEJA PARA AJUDAR O POVO, MUITOS PACIENTE AGUARADNDO CIRURGIA HÁ ANOS, PESSOAS EM CORREDOR DE HOSPITAL E UM DEPUTADUZINHO DESSE QUERO FAZER PROJETO DE LEI PRA UMA FESTA Q Ñ TRAZ BENEFICIO NENHUM PARA A POPULAÇÃO. ATÉ PQ O DINGHEIRO ARRECARDADO NEM FICA NO MARANHÃO, ESSA TAL THAY OG DEVERIA PENSAR NO POVO DO ESTADO DELA Q PRECISAM E NÃO ENVIAR O DINHEITO TODO PRA OUTRO ESTADO.

  2. Como relação ao “povo gosta”, qual seria esse povo pois um arraial cujo a entrada tem um custo elevadíssimo, deixou a muito tempo de ser popular, aquele arraial de barracas de palha e de terreno de chão batido, onde quando a brincadeira chagava as pessoas ficam em volta.
    Achei fora de ordem cogitar o “São João da Thay”, um evento privado se considerado patrimônio imaterial da humanidade. Basta descer pelo interior do Maranhão que com certeza existem outras festas com muito mais cultura que poderiam ser lançadas a este título, porém enfim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *