Cacuriá de Dona Teté agora tem novo nome; saiba qual

“O melhor cacuriá do Maranhão” ou o Cacuriá de Dona Teté terá novo nome a partir do São João deste ano.

Integrantes da brincadeira nascida no Laborarte decidiram identificar-se, agora, como Cacuriá Balaio das Rosas. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 13, pela cantora e compositora Rosa Reis, atualmente responsável pela brincadeira.

Nascido em 1975, com o mestre popular Alauriano Campos de Almeida, mais conhecido como Seu Lauro, o cacuriá é uma manifestação cultural que faz parte do folclore brasileiro.

Dona Teté era aprendiz de Seu Lauro. Em 1986, acabou lançando seu próprio cacuriá dentro do Casarão Laborarte, grupo artístico independente criado em outubro de 1972 no Centro Cultural de São Luís, no Maranhão.

No início, todos que desejassem poderiam integrar o Cacuriá de Dona Teté, mas a procura ficou tão grande que foi preciso reorganizar as entradas e limitar ao máximo de 18 dançarinos por temporada.

No espetáculo de Dona Teté são priorizadas mulheres caixeiras e cantoras, mas em outros cacuriás há homens que integram o vocal, feito de versos improvisados respondidos por um coro de brincantes. Na última música existe a possibilidade de abertura à participação do público.

Mesmo fazendo parte da festa do Divino, o cacuriá é considerado profano, porque envolve o lado sensual, o corpo a corpo, as letras de duplo sentido. Não envolve o culto, mas o brincar, a diversão. Diferente das mulheres caixeiras do Divino, que focam no celestial, na devoção ao sagrado, no culto ao Espírito Santo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *