Seria realizada na tarde desta terça-feira (25) uma audiência pública na Câmara Municipal de São Luís para discutir a continuidade da Feirinha São Luís, que vem sendo alvo de muitas críticas. A Feirinha tem perdido relevância e investimento nos últimos anos, deixando de ser um atrativo no Centro Histórico aos domingos.
Não compareceram e nem enviaram representantes os secretários convidados da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) e da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). A Semapa é comandada por Alessandra Pontes e a Secult por Maurício Itapary.
O vereador Ivaldo Rodrigues, autor da proposta, afirmou que irá requerer ao plenário da Câmara a convocação dos secretários nesta quarta-feira (26). “É lamentável a ausência dos secretários. Precisamos fazer um debate amplo sobre a situação da feirinha. Amanhã, entraremos com pedido de urgência para a convocação dos secretários municipais de Cultura e Agricultura”, informou Ivaldo Rodrigues.
O vereador Jearlysson Moreira (Avante), que também estava presente para a audiência, lamentou as ausências. “Como morador da zona rural, sei a importância da feirinha para os agricultores locais. A zona rural está sem suporte das secretarias. A Semapa não dá o suporte correto aos pequenos agricultores, não promove as feiras nas comunidades, que são muito importantes para o comércio local. É lamentável ver o descaso, tanto da prefeitura quanto dos secretários, com esta Casa, porque estamos aqui representando legitimamente o povo. Poucos secretários vêm à Câmara por convite, comparecem apenas quando convocados. Deixo aqui registrado meu repúdio”, afirmou.