O município de Itapecuru-Mirim, na gestão Benedito Coroba, foi contemplado com a Mentoria OTMA (Ordenamento Territorial Municipal das Cidades Amazônicas) do Projeto ANDUS para a revisão do Plano Diretor.
O projeto será coordenado pelo Ministério das Cidades, e atualizará o plano, que segue o mesmo desde 2016.
Através do edital, Itapecuru concorreu com diversas cidades da Amazônia Legal, ficando, inicialmente, entre cinco selecionados, finalizando com a contemplação.
O projeto ANDUS é uma parceria entre o Ministério das Cidades (MCID), o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Ministério Federal da Economia e Ação Climática (BMWK) da Alemanha como parte da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI). É implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH no contexto da Cooperação Brasil-Alemanha.
Plano Diretor resiliente ao clima
O Plano Diretor Participativo é um processo de planejamento urbano no qual os moradores, autoridades locais e outras partes interessadas colaboram para desenvolver diretrizes para o desenvolvimento da cidade. Ele envolve a participação ativa da comunidade na tomada de decisões sobre questões como zoneamento, transporte, habitação e meio ambiente.
Quando se trata de resiliência ao clima, o plano diretor participativo pode incorporar estratégias para enfrentar os desafios climáticos, como inundações, secas e aumento do nível do mar, garantindo que as comunidades estejam preparadas e sejam capazes de se adaptar às mudanças ambientais. Isso pode incluir políticas de uso da terra, infraestrutura resiliente, proteção de áreas vulneráveis e educação da comunidade sobre práticas sustentáveis.