O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), desembarca nesta quinta-feira, 25, na Índia para participar da 46ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco. O evento começou no domingo, 21, e seguirá até o dia 31 de julho, em Nova Deli, para decidir sobre a concessão do título de Patrimônio Natural da Humanidade aos Lençóis Maranhenses.
Enquanto durar a viagem, fica no comando do Executivo estadual o vice-governador, Felipe Camarão (PT). Esta é a segunda vez que o petista assume o governo apenas no mês de julho.
A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, expressou entusiasmo com a avaliação positiva dos Lençóis Maranhenses. Ela ressaltou os esforços do governo maranhense para promover a região. Em agosto do ano passado, avaliadores da União Internacional para a Conservação da Natureza visitaram os Lençóis juntamente com representantes do Governo do Maranhão, do Ministério do Meio Ambiente e do ICMBio.
A secretária destacou a expectativa positiva quanto à aprovação do destino maranhense para receber o título da Unesco. Segundo ela, a visibilidade dos Lençóis Maranhenses atrairá mais investimentos, orientados por uma perspectiva sustentável para a região.
“Acreditamos que a avaliação será extremamente positiva e voltaremos da Índia com a certificação de Patrimônio Natural da Humanidade. Nosso objetivo é promover a sustentabilidade dos Lençóis Maranhenses, beneficiando tanto o meio ambiente quanto as comunidades locais, e impulsionar o desenvolvimento social e econômico através do turismo”, concluiu.