Candidato a prefeito de São João do Paraíso nas eleições deste ano, o produtor rural Marcos Vinícius de França (MDB) tem um título eleitoral ativo na cidade de Estreito.
A informação consta de uma representação por duplicidade de título eleitoral e cancelamento proposta pelo promotor eleitoral Paulo Roberto da Costa Castilho no juízo da 82ª Zona Eleitoral, em Estreito.
Segundo a ação, em São João do Paraíso o emedebista está registrado como Marcos Vinícius de França Ferreira. Já em Estreito, como Marcos Vinícius de França Carreiro.
O próprio candidato admitiu, num processo movido pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Porto Franco, finalizado ainda em 2022, que falsificou documentos para criar a identidade que era usada em Estreito.
Para evitar eventual condenação, firmou um acordo de não persecução penal com o Ministério Púbico do Maranhão (MPMA), no qual comprometeu-se a comprar quase R$ 20 mil equipamentos para a Delegacia de Polícia de Porto Franco, para os Conselhos Tutelares de Campestre do Maranhão, de São João do Paraíso, Lajeado Novo e Porto Franco e para a Companhia de Polícia Militar de Porto Franco.
Na representação eleitoral, o promotor Paulo Castilho destaca que os termos do acordo foram cumpridos e o processos inicial, arquivado. “Ocorre que não houve a comunicação do ocorrido aos órgãos responsáveis pelos documentos fraudados, tanto que em pesquisa realizada na 82ª Zona Eleitoral, constata-se que o título de eleitor de Marcos Vinicius de França Carreiro, permanece ativo, conforme certidão anexa. Assim, necessário o cancelamento deste título de eleitor por se tratar de título baseado em documentação falsa, conforme confessado pelo demandado em sede de condição para a pactuação de acordo de não persecução penal”, destacou.
O Blog do Gilberto Léda procurou o candidato para que ele se manifeste sobre o caso, e aguarda retorno.
Veja aqui a íntegra da representação e os documentos originais e os falsificados.