A cidade de Arame tem nas eleições deste ano uma candidatura inusitada. Um cubano que veio ao Brasil para se integrar a uma equipe do “Mais Médico” registrou em convenção sua candidatura a vereador da cidade pelo União Brasil.
Lazaro Ruben Garcia Matias, ou Dr. Lazaro, é médico. Por três anos, trabalhou no povoado Lagoa Comprida. Ao Blog do Gilberto Léda, ele contou que este foi o ponto de partida para sua conexão com a população local.
“A partir dali, teve um vínculo muito bom com a comunidade e com o município em sentido geral”, disse.
Em meio ao trabalho, conheceu uma moradora do município, com quem se casou e teve um filho. Após o fim do contrato do programa federal, retornou a Cuba, e logo deu entrada em documentos para se legalizar no Brasil.
Depois disso, retornou a Arame, onde ficou inicialmente trabalhando na farmácia do sogro. E meio à pandemia da Covid-19, integrou-se a uma das equipes contratadas pelo Governo do Maranhão, atuando em São Luís e, depois, em Grajaú.
Foi na campanha eleitoral de 2020 que ele conheceu o atual prefeito de Arame, Pedro Fernandes (União), seu principal incentivador na empreitada. Com a eleição do gestor, Lazaro tornou-se secretário de Saúde do Município, e diz que foi a partir do conhecimento que obteve na pasta – e com o apoio do prefeito – que tomou a decisão de candidatar-se.
“Durante esse tempo que eu trabalhei no Arame, conhecendo as condições da vida da população aramense, sobretudo do interior, avaliava a carência e necessidade que tinha essa população. Então, tomei essa decisão junto com minha família”, comentou.
Dr. Lázaro é um excelente profissional, geriu a política de saúde no município de Arame com muita competência e tem todas as credenciais para fazer a diferença, também, como Vereador.