Carlos Brandão*
Depois de sermos notícia em todo o mundo, por conta da escolha do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Natural da Humanidade, título concedido pela Unesco, o Maranhão volta a ser destaque internacional essa semana. Afinal, sediamos um dos maiores campeonatos de robótica do mundo. A RoboWorld Cup FIRA 2024, que teve nosso roboi como mascote, reuniu, em São Luís, cerca de 1.500 jovens de 22 países e mais oito estados brasileiros em uma disputa futurista, que insere nosso estado no mapa global da inovação. No ano passado, a equipe do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) foi vice-campeã mundial de robótica em Wolfenbüttel, na Alemanha. Daí, conseguimos conquistar os gringos e trazer esse grande evento para cá.
Como disse em meu discurso, durante a abertura das disputas, a Roboworld 2024 não é apenas uma competição. É um encontro de mentes brilhantes. Um espaço onde o futuro está sendo moldado pelas mãos daqueles que acreditam no poder da ciência e da tecnologia para transformar o mundo. No Maranhão, acreditamos que o investimento em inovação é fundamental para o desenvolvimento sustentável e para a construção de uma sociedade mais justa e próspera. A iniciativa de realizarmos esse campeonato simboliza essa crença, sendo um reflexo de nossos esforços em promover e incentivar a inovação tecnológica em nosso estado. Aqui, não apenas celebramos a robótica como um campo de conhecimento, mas também como uma ferramenta poderosa para resolver desafios globais e melhorar a vida das pessoas.
Mais do que isso, este evento ressalta o compromisso do Maranhão com a educação, onde investimos fortemente porque estamos convictos de que esse é o caminho para um futuro melhor para o Maranhão e para todos os maranhenses.
O campeonato foi um grande sucesso, muito bem organizado com a supervisão do nosso Iema que, inclusive, garantiu pódios em várias categorias. Nosso governo tem a certeza de que, para esses jovens, foi uma experiência incrível, enriquecedora e que será levada para toda a vida. Além disso, necessária, em um estado que acredita muito na tecnologia e na inovação.
Ver o Maranhão sediando um evento de tamanha relevância internacional reafirma nossa dedicação em transformar o nosso estado em um polo de conhecimento. Este campeonato é uma prova viva de que, com educação de qualidade e oportunidades justas, podemos alcançar grandes feitos e colocar os maranhenses na vanguarda da pesquisa e da ciência.
Somos um estado com rica diversidade cultural e histórica, mas enfrentando desafios socioeconômicos que exigem soluções inovadoras e estratégicas para promoção do seu desenvolvimento. Nosso governo está atento a isso. Sabemos da importância de investirmos na criação de polos tecnológicos e no incentivo a startups que têm o potencial de atrair investimentos, gerar empregos e impulsionar setores estratégicos, como o agronegócio, o turismo e as indústrias criativas. E, nesse sentido, a integração de tecnologia e inovação na educação é um dos pilares para preparar nossos jovens para os desafios que o mercado impõe.
A todos os envolvidos na organização do RoboWorld Cup FIRA 2024, nossas congratulações e a certeza de que muito mais virá por aí. A semente está plantada e nos dará muitos bons frutos em um futuro muito próximo.
*Governador do Maranhão