G1 Sergipe
O advogado sergipano Fausto Leite, que teve R$ 500 mil apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal na BR-116, em Feira de Santana (BA), informou ao g1 nesta sexta-feira (8) que está tomando providências para ter o dinheiro de volta e ressaltou que o transporte de dinheiro não é crime. As cédulas estão com a Polícia Federal.
“O transporte de dinheiro não é tipificado como crime, apenas uma infração administrativa. Não existe limite de valor. A Polícia Federal apreendeu o dinheiro e nos próximos dias comprovaremos a origem lícita e solicitaremos a restituição da importância”, escreveu Fausto Leite.
O advogado saiu dirigindo do Rio de Janeiro e estava voltando para Sergipe, quando foi parado por uma blitz na cidade baiana. Segundo a PRF, o dinheiro estava em uma mala, que foi descoberta após ele apresentar nervosismo e aparentar estar passando mal. Ele chegou a ser atendido por socorristas da concessionária da rodovia, que não constataram nenhum problema de saúde.
A PRF informou que “ao ser questionado sobre a origem do dinheiro, o condutor forneceu justificativas vagas e contraditórias, ora afirmando que os valores eram provenientes da venda de um imóvel, ora alegando que se tratava de honorários advocatícios”.
Entretanto, Fausto Leite contestou a afirmação. “Afirmei o tempo todo que se tratava de honorários. Não sei o porquê da ideia de um imóvel vendido. Isso é pura invenção”.
Fausto foi liberado pela Polícia Federal após prestar depoimento sobre o caso, que continua sendo investigado,
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Sergipe (OAB/SE), Danniel Alves Costa, informou que acionou a subseção de Feira de Santana para prestar assistência ao advogado sergipano.
Fausto Goes Leite Junior tem 52 anos, e, além de advogado, é jornalista, professor universitário de direito. Já foi superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), entre os anos de 2021 e 2023. e, atualmente, é presidente do partido Republicanos em Aracaju.
Verdade…. os carros fortes de transportes de valores fazem isso todos os dias…