A educação de Timon continua sendo referência para outros municípios maranhenses. Pela segunda edição consecutiva, a cidade lidera a educação no Maranhão, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado pelo Ministério da Educação na quarta-feira (14). Sob a gestão de Dinair Veloso, o município também ocupa a 2ª posição no Nordeste nos anos iniciais e finais.
Em nível nacional, Timon está entre as 10 melhores cidades do Brasil, alcançando a 9ª posição nos anos finais do Ensino Fundamental, com uma média de 5,9. Nos anos iniciais, a cidade ocupa a 23ª posição no país, com uma média de 6,8.
Os resultados são baseados nas avaliações nacionais realizadas em 2023, abrangendo municípios com mais de 100 mil habitantes. Segundo o índice, se Timon fosse uma capital, lideraria entre todas as capitais do Brasil.
“É sempre uma alegria receber estes resultados. Investindo na educação, investimos no futuro de nossas crianças e adolescentes. Parabéns a todo o corpo educacional de Timon. Esta vitória é nossa”, disse Dinair Veloso. As avaliações foram aplicadas em todas as escolas municipais das zonas urbana e rural, envolvendo turmas de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental. O exame avaliou competências e habilidades em Língua Portuguesa e Matemática.
Na conquista de excelência na educação, investiu-se de forma ampla na educação, promovendo uma reestruturação significativa na educação pública municipal. O investimento foi além da reforma e construção de escolas e creches, focando também na melhoria dos processos pedagógicos, valorização profissional e criação de condições ideais para que professores e técnicos realizem um trabalho de excelência.
O município também investiu na infraestrutura, reformando, ampliando e construindo cerca de 112 escolas e implantou 14 quadras de esportes, oferecendo espaços amplos, modernos e climatizados para quase 30 mil alunos.
Para garantir um ensino de qualidade, a administração de Dinair Veloso implementou um sistema de acompanhamento das práticas pedagógicas nas mais de 140 escolas da Rede, priorizando o cumprimento das metas de aprendizagem, realizando testes de leitura e simulados, promovendo análise de resultados e investindo em projetos próprios e parcerias, como o Programa Educar pra Valer. A formação de lideranças educacionais para gestores escolares é fortalecida pela parceria com o Centro Lemann.
Outro pilar da gestão de Dinair Veloso é a valorização dos profissionais da educação. Timon assegura reajustes anuais e salários em dia, com remunerações que chegam a até 62% acima do piso nacional. Professores em final de carreira podem receber mais de 22 mil reais.