MPE quer que Cirineu Costa, condenado por estupro, apresente certidão antes de opinar sobre possível inelegibilidade

O promotor eleitoral Tiago Rohrr emitiu, na última sexta-feira, 22, parecer ao juízo eleitoral da 105ª Zona Eleitoral do Maranhão solicitando abertura de prazo para que o prefeito da cidade, Cirineu Costa (PL), certidão de distribuição do 2º grau para fins eleitorais atualizada.

O documento é exigido porque, no pedido de registro, o liberal apresentou apenas “certidão criminal positiva, na qual consta a existência da ação penal distribuída sob o n. 0000764-89.2018.8.10.0037, no qual o sobredito candidato teria sido condenado a pena de 10 (dez) anos de reclusão, pela prática de crime de estupro de vulnerável (art. 217-A do Código Penal), cujos autos foram remetidos, em 19/09/2023, para instância superior”.

“Nada obstante, na certidão de distribuição do 2º grau para fins eleitorais (id 122546882), não consta a referida ação penal, tampouco seu atual andamento, isto é, se já fora julgada. Sendo assim, observa-se que a certidão narrativa (“objeto e pé”) juntada pelo requerente (id 122546882) não se encontra atualizada, haja vista não constar a referida ação penal, o que é exigido pelos §§ 7º e 8º do art. 27 da Resolução TSE nº 23.609/2019”, diz o promotor.

Como mostrou o Blog do Gilberto Léda na semana passada, Costa é alvo de três ações de impugnação, em virtude de a condenação haver ocorrido já em segundo grau.

O gestor recorreu ao Superior Tribunal d Justiça (STJ), tentando um efeito suspensivo. Se conseguir, terá a certidão exigida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), e poderá ser candidato à reeleição. Se não, poderá ser considerado inelegível pela Justiça Eleitoral.

Rohrr pediu ao juiz eleitoral da comarca que Cirineu seja obrigado a apresentar o documento em três dias. “O Ministério Público Eleitoral manifesta-se, desde logo, pela conversão do feito em diligência (art. 36 da Resolução TSE nº 23.609/2019) a fim de possibilitar ao requerente sanear o vício no prazo de 03 (três) dias, juntando a certidão de distribuição do 2º grau para fins eleitorais ATUALIZADA, na qual deverá constar o atual andamento ação penal/apelação, distribuída sob o n. 0000764-89.2018.8.10.0037”, diz o promotor em parecer.

Um comentário em “MPE quer que Cirineu Costa, condenado por estupro, apresente certidão antes de opinar sobre possível inelegibilidade

  1. Meu amigos os melhores Jogadores estão com Domingos Xuxa Galinha, nosso Grupo é composto por:
    1 – Pará Figueiredo que teve 211 votos em Formosa. Todo mundo sabe que o pai dele é que manda na Justiça
    2 – o Promotor Eleitoral TIAGO CARVALHO ROHRR ja se manistestou a favor do Registro da Candidatura do Domingos Xuxa Galinha
    3- Quem anda na cidade de Balsas, sabe que todo mundo comenta que o Promotor é contra o registro do prefeito
    4 – O nosso advogado é o melhor do Brasil, Daniel Leite, todo mundo sabe que contratamos o melhor jurídico do mundo.

    5- quem tem mais estrutura para resolver qualquer situação $ é o Grupo do DOMINGOS XUXA PORTILHO.
    PARA FINALIZAR AGORA É SO CANTAR A MÚSICA DA XUXA E COMEMORAR. CUSTE O QUE FOR PRECISO, SEMPRE TEREMOS A $OLUCÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *