Juíza eleitoral suspende pesquisa em Açailândia

A Justiça Eleitoral determinou a suspensão da divulgação de uma pesquisa eleitoral em Açailândia, após o pedido de tutela de urgência da coligação Açailândia Unida. A decisão, proferida pela juíza Selecina Henrique Locatelli, da 71ª Zona Eleitoral, ocorreu devido a irregularidades no registro da pesquisa conduzida pelo Instituto Vox Brasil Pesquisa Inteligente.

A pesquisa, registrada em 2 de setembro, apresentava uma data de divulgação errônea, 8 de agosto de 2024. Além disso, a coligação alegou que o relatório completo com os dados da pesquisa, conforme exigido pela Resolução 23.600/2019 do TSE, não foi disponibilizado, impossibilitando a fiscalização dos resultados. Também foram levantadas questões sobre a transparência do financiamento da pesquisa.

A juíza considerou a probabilidade do direito e o perigo de dano para conceder a tutela de urgência. Foi determinada a suspensão imediata da divulgação da pesquisa, com multa diária de R$ 1.000,00, limitada a R$ 50.000,00, em caso de descumprimento. No entanto, o pedido de investigação sobre a origem dos recursos e a proibição de outras pesquisas pela empresa foi indeferido por falta de provas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *