Alema informa ao STF que pretende anular eleição antecipada de Iracema

A Procuradoria-Geral da Assembleia Legislativa protocolou no último domingo, 15, petição no Supremo Tribunal Federal (STF) informando que pretende anular o pleito antecipado que culminou com a reeleição da atual presidente da Casa, deputada estadual Iracema Vale (PSB).

A votação foi realizada em junho do ano passado – após aprovação, pelo plenário, de alteração ao Regimento Interno do Legislativo maranhense -, garantindo a recondução da socialista para o biênio 2025/2026, com posse em fevereiro do ano que vem (relembre).

No documento – divulgado pelo advogado Alex Borralho -, a Alema informa “que pretende adotar providências administrativas visando a adequar seu Regimento Interno à orientação fixada pelo Supremo Tribunal Federal na ADI 7350/TO”.

“Para tanto, algumas medidas precisam ser aprovadas pela AL/MA, tais como a anulação da eleição da Mesa Diretora para o segundo biênio da Legislatura, realizada em 16/06/2023, bem como a aprovação de atos normativos adequando a legislação vigente aos parâmetros apontados no citado precedente desta Suprema Corte”, diz a petição.

Além disso, a Casa pede um prazo de 60 dias para providenciar as alterações necessárias e, então, marcar data para a nova eleição – o que ocorreria, então, apenas após as eleições municipais.

Baixe aqui o documento.

2 pensou em “Alema informa ao STF que pretende anular eleição antecipada de Iracema

  1. Sinceramente essa história de eleição antecipada não me parece uma coisa muito Republicana. Na “República” do Maranhão continuamos agindo como se o Estado não fizesse parte da Federação. Só falta declararem a “República Maranhense de Primeiro de Abril-REMAPRA”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *