A Justiça Eleitoral em Imperatriz derrubou nesta quinta-feira, 19, uma fake news que vinha sendo espalhada na cidade por aliados do candidato a prefeito pelo PSD, deputado federal Josivaldo JP, contra o candidato do PP, deputado estadual Rildo Amaral.
Na decisão, o juiz eleitoral Delvan Tavares ordenou que Fabiano Pereira da Silva, conhecido como Fabiano Fiim, irmão do candidato a vice-prefeito na chapa de Josivaldo, Daniel Fiim, remova uma publicação na qual alegava que o progresista seria o candidato apoiado pelo atual prefeito, Assis Ramos (União Brasil).
O magistrado considerou a postagem de Fabiano como uma “notícia sabidamente inverídica” com potencial de causar “perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo eleitoral”. Segundo ele, o conteúdo poderia influenciar eleitores e prejudicar Rildo Amaral.
“De sua vez, o perigo de dano é evidente diante da continuidade das condutas ilícitas praticadas pelo representado, que tem utilizado aplicativo de mensagens instantâneas para propagar desinformação, prejudicando a lisura do processo eleitoral e atentando contra a integridade do pleito”, afirmou o magistrado na decisão..
Além de ordenar a remoção da postagem, Tavares determinou que Fiim se abstenha de fazer novas publicações com conteúdo semelhante, sob pena de multa diária de R$ 10 mil, até o limite de R$ 100 mil.
Clique aqui e veja a decisão