Diretor-presidente da Anvisa cobra retratação de Jair Bolsonaro


(Foto:Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Estadão

O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, rebateu neste sábado, dia 8, o presidente Jair Bolsonaro e cobrou uma retratação pública dele. A reação do chefe da agência reguladora aconteceu dois dias depois de Bolsonaro levantar suspeitas sobre a diretoria do órgão, ao reclamar do aval da Anvisa para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra covid-19. Em entrevista a uma emissora de rádio de Pernambuco, Bolsonaro perguntou, em tom insinuativo, “qual o interesse da Anvisa por trás disso aí?”.

Barra Torres desafiou Bolsonaro a fornecer indícios de corrupção contra ele. “Se o senhor não possui tais informações ou indícios, exerça a grandeza que o seu cargo demanda e, pelo Deus que o senhor tanto cita, se retrate”, cobrou o militar da reserva da Marinha, indicado pelo próprio Bolsonaro ao cargo. “Estamos combatendo o mesmo inimigo e ainda há muita guerra pela frente. Rever uma fala ou um ato errado não diminuirá o senhor em nada. Muito pelo contrário.”

A autorização para vacinação de crianças contra a covid-19 motivou uma série de críticas do presidente e atos do governo que protelaram o início da imunização. Em dezembro, ele orientou o Ministério da Saúde a adotar a cobrança de prescrição médica e a promover uma consulta pública sobre o tema. Apesar disso, a pasta deu aval para a imunização infantil no último dia 5 de janeiro, por pressão da opinião pública e de especialistas médicos. (https://saude.estadao.com br/noticias/geral,ministerio-da-saude-vacinacao-infantil-criancas -autorizacao,70003942501).

A postura atual do chefe da Anvisa difere de seu comportamento no início da pandemia. Em março de 2020, antes de ser confirmado no cargo pelo Congresso, ele esteve, ao lado do presidente, em uma manifestação de bolsonaristas na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, em maio do ano passado, Barra Torres admitiu que foi “um ato inadequado”.

Leia a íntegra da nota:

14 pensou em “Diretor-presidente da Anvisa cobra retratação de Jair Bolsonaro

  1. O PR está no papel dele, questionar e cobrar. Esse Presidente da ANVISA deve explicações sim e não há nada de errado nisso. Muito cheio de vontade.

    • Impressionante como o povo é “ignorante”, no real sentido da palavra. “O presidente está no direito dele, de questionar e cobrar”. Primeiro, não é direito dele… é dever dele agir assim. Segundo, em momento nenhum houve questionamento quanto a eventual cobrança. O que se questionou aqui foi o discurso de “aparente ganho secundário do diretor da Anvisa em autorizar a vacina”. Sei que perco meu tempo tentando explicar a você que repleta de idealismo barato como realizar “interpretação de texto”, pois pelo visto a escola não foi capaz de lhe ensinar ou seu “amor platônico” ao presidente inviabiliza a interpretação, mas… mesmo assim o faço, quem sabe um dia a trava seja arrancada de seus olhos. Ps: quem escreve é um ex eleitor de Bolsonaro, que é contrário a pensamentos socialistas, mas que não é ignorante a ponto de continuar cedo às barbaridades ditas e feitas por nosso atual presidente.

      • Eventuais erros de digitação deram-se à desatenção decorrente da angústia causada por um ser humano que tenta justificar o injustificável no anseio de defender o indefensável: a falta de inteligência do atual presidente.

        Correções do texto acima: 1) que, repleta de idealismo barato, é incapaz de realizar… 2) continuar cego…

    • Os técnicos da Anvisa entendem mais de ciência do que Bolsonaro cuja única vocação é destruir tudo o que toca.

      • Como seguir então ignorando a ciência dos dados, que não condiz minimamente com nenhum dos chutes dirigidos, em que se afirmava a vacina ser a única e verdadeira solução para a pandemia, bem já chegou-se ao número pretendido de vacinados em boa parte dos países, e ainda assim vacinados continuam contraindo e propagando em massa, tanto a o vírus original quanto as suas mutações, isso não é um problema da ciência, está tudo muito longe da ciência, é um problema de exposição, onde só se expõe na mídia o que vende, seja cientifico ou não.

    • Você inverteu tudo! Quem deve explicações é o Bolsonaro. A sua última frase diz tudo, “muito cheio de vontade”, ou seja, você ama Bolsonaro e ignora seus erros

    • O ignóbil bem que queria. Mas não pode “mandar embora” o presidente da Anvisa.
      Esse fanatismo de vocês é de uma estupidez sem tamanho. Vocês nem sabe o que está em pauta, mas não importa, há uma necessidade constante, quase doentia de defender o idiota presidencial.

  2. O presidente da Anvisa deve explicações quanto à eficiência da coronavac que mesmo num universo de 80% de vacinados, não está impedido a propagação do vírus.

    • A Anvisa está fazendo um trabalho técnico, coisa que o “mito” prometeu entregar em seus ministérios e não cumpriu. Entregou foi uma ideologia burra e suicida que contaminou todo o seu trabalho.

  3. O Presidente é um ditadorzinho fica fazendo insinuações mas quando ecom a família deld ele não gosta.

  4. Pois sim agora ele diz que e segura, mais ele não assume qualquer consequência que venha ocorrer. Ele manda aplicar e se sair pela culatra. Ele vai dizer que precisava de mais teste. Então leve seu filho menor quem sabe ele não fara parte da estatística. Ai vc diga o presidente da Anvisa disse que era seguro. Pois e como eu digo que um produto e seguro mais não me responsabilizo por ele. Estarei aqui ouvindo choros.

Os comentários estão fechados.