NOTINHAS DA TARDE

Reclamou

O deputado estadual Yglésio Moyses (PSB) reclamou na sessão desta terça-feira, 11, que seu projeto de lei estabelecendo que o sexo biológico seja o critério definidor do gênero dos esportistas em competições esportivas profissionais no Maranhão foi alterado. Na prática, se aprovado na forma original, a proposta proibirá que uma mulher trans, por exemplo, jogue uma competição feminina – como ocorre na Superliga Feminina de Vôlei, em que joga Tifanny Abreu, atleta trans.

Reclamou II
Ao Blog do Gilberto Léda, contudo, o parlamentar disse que, quando da abertura de prazo para apresentação de emendas, o também deputado estadual Rodrigo Lago (PCdoB) apresentou na verdade um substitutivo alterando o inteiro teor da matéria. Yglésio disse que o colega comunista deve ter coragem para defender a reprovação da sua proposta e apresentar uma nova.

Botão de pânico
O deputado Osmar Filho (PDT) propôs nesta terça-feira, 11, a instalação de “botão de pânico” em escolas do Maranhão como medida de segurança contra ataques. Outros três deputados já apresentaram sugestões de medias por mais segurança nas escolas.

Foragido

O vereador Edinilton Silva Rodrigues (PDT), de Arame, é considerado foragido pelo polícia depois de haver sido acusado de tentativa de feminicídio Um mandado de busca e apreensão foi cumprido na residência dele dias depois da denúncia de crime – supostamente ocorrida no dia 25 de março -, mas o parlamentar não foi localizado.

Recuou
O Ministério Público do Maranhão (MPMA) modificou o texto da recomendação que orienta os procedimentos para abordagem policial da população LGBTQIA+. A nova redação diz que esse público deve ser revistado “preferencialmente” por uma policial feminina.

Despejo
O Grupo Mateus teria sido gentilmente convidado a abrir mão de um imóvel de três andares, pelo qual pagava cerca de R$ 28 mil mensais de aluguel, em Belém, para dar lugar a três novos inquilinos.

Edital
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou nesta segunda-feira, 10, durante coletiva de imprensa em Brasília, uma série de medidas para combate à violência nas escolas. Entre elas, o lançamento de um edital, previsto para esta terça, de R$ 150 milhões, para abrir a estados e municípios a possibilidade de aplicar recursos em segurança nas escolas. Outra frente busca fazer com que plataformas digitais regulem e neutralizem conteúdos que incitem violência no ambiente escolar.

Inflaçao sobre
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que apura a inflação oficial do país, subiu 0,71% em março, ante 0,84% em fevereiro. O maior impacto (0,43 ponto percentual – pp) e maior variação (2,11%) no índice partiram do grupo Transportes. Com alta de 8,33%, a gasolina representou o maior impacto individual no índice de março (0,39 pp) e teve grande peso no comportamento do grupo. O etanol avançou 3,20%. Os dados foram divulgados hoje (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Debate

Após supostas ameaças de ataques a escolas em municípios da região do Vale do Pindaré, a Prefeitura de Santa Inês, por meio da Secretaria Municipal de Educação, reuniu diretores de escolas públicas e particulares, Polícia Militar, Guarda Municipal e vereadores para estabelecer medidas emergenciais de segurança nas escolas.

Na reunião, foram identificadas várias mensagens em redes sociais anunciando supostos ataques em escolas. As autoridades policiais já averiguam a origem das mensagens com o objetivo de deter quem está disparando as mensagens.  O alerta é para a criação de fake news.

PF em ação no MA
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (11), a Operação Pedras de Raio, com o objetivo de reprimir o comércio irregular de bens arqueológicos localizados no interior do Maranhão. A investigação teve início a partir de “denúncia” encaminhada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) que apontava indícios da venda de materiais arqueológicos pela internet. Após identificar e localizar o responsável pelo anúncio, a Polícia Federal representou pela expedição de Mandado de Busca e Apreensão Domiciliar, o qual foi cumprido na cidade de Turilândia/MA na manhã de hoje.