AL já foi comunicada da cassação de Hemetério Weba

A Assembléia Legislativa do Maranhão recebeu, na noite da última segunda-feira (19), comunicado oficial da Justiça informando sobre a perda dos direitos políticos do deputado estadual Hemetério Weba (PV).

A decisão é do juiz titular da comarca de Santa Luzia do Paruá, Rodrigo Costa Nina, que ainda proibiu o parlamentar de contratar com o serviço público e o multou em 10 vezes o salário que recebia como prefeito de Nova Olinda.

Agora de posse do ofício da Justiça, o presidente da Casa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), formalizará processo administrativo, abrindo prazo de cinco sessões para a defesa de Weba.

Entenda o caso

Em 2007, o Ministério Público ajuizou ação contra Weba por improbidade administrativa. Ele era, então, prefeito de Nova Olinda e foi acusado de usar propaganda institucional do município em benefício político próprio.

A decisão – pela perda dos direitos políticos por três anos, multa de 10 vezes o salário de prefeito e proibição de contratar com o Poder Público – foi proferida em setembro do ano passado e publicada no Diário da Justiça em 30 de março.

Por um erro da secretaria judicial da comarca, o juiz chegou a determinar o trânsito em julgado da ação por perda de prazo para recurso.

Os advogados de Weba conseguiram reverter a situação, apontando o equívoco do secretário, o que foi admitido pelo juiz Rodrigo Nina.

Mas, então, surgiu outro problema: o recurso era, sim, tempestivo, mas as custas (o chamado preparo) não foram pagas, o que impossibilitou, novamente, o recebimento das contra-razões da defesa do deputado.

A situação, agora, afirmam especialistas consultados pelo blog, é irreversível.

8 pensou em “AL já foi comunicada da cassação de Hemetério Weba

  1. Se passou um ano, para o processo chegar a AL,(tarda mais não falha), diz os que tem sede de justiça. São cinco sessão ordinária, quer dizer, o advogado pode fazer a defesa, no lugar do Deputado, né isso?, é verdade?.
    Depois, tem a votação no plenário, confirme!?. Ai é onde funciona o corporativismo, num é mesmo?. Vamu ver se os -cumpinchas- votam pela cassação? se a votação for secreta, ai então, vai ser difícil.
    São perguntas que não quer calar!.

  2. até parece perseguição, porque só agora será que tem dedo de um super poderoso secretário de Estado, por causa de um projeto de um sindicato que o deputado está defendendo, é uma tremenda injustiça o deputado vai sair dessa e mostrar para este forasteiro que a bahia é mais adiante

    • Será um secretário que está enTRINCHeirado numa certa secretaria? Confesso que não tenho notícia disso. O que sei é que o caso de Weba é, de fato, complicado

  3. Pra ver como o mundo gira Gilberto. Ha um tempinho atras, o Ex-dep. Weba estava por aqui em Santa Luzia do Paruá querendo se entrometer no jogo sucessorio tentando tirar o PV do médico Harolfran que é justamente irmão do Arnaldo Melo.Fez a maior farra junto com um monte de “balaio” daqui, o sec. de adm. Placido Holanda e sua curriola, dizendo que o Harolfran não tinha prestigio algum e que estaria morto politicamente aqui na cidade. Agora a vida politica do “Nobre” deputaiado encontra-se na mão daquele que ele tanto tentou pisar por aqui. “NADA MELHOR QUE UM DIA APÓS O OUTRO E UMA NOITE BEM NO MEIO”

  4. ESPERO QUE A CASSAÇÃO DO NOBRE DEPUTADO HEMETÉRIO WEBA NÃO PROSSIGA. AGORA KERO DIZER Q O PLACIDO É AMIGO DE HEMETERIO E QUE HOROLFRAN FEZ UMA DESASTROSA ADMINISTRAÇÃO EM SANTA LUZIA DO PARUÁ, ROUBOU TANTO QUE O FPM DO MUNICIPIO SÓ VIVE SENDO BLOQUEADO POR CONTA DOS ROUBOS E ROMBOS QUE HOROLFRAN DEIXOU NA PREFEITURA. HEMETERIO VOCê será nosso deputado enão perder seu mandato não. ESTMAOS COM VOCÊ.

Os comentários estão fechados.