Lei Vini Jr.: Ribeiro Neto quer combater racismo no esporte em SLZ

A pauta do racismo vem se tornando cada dia mais debatida na sociedade, muito por casos que repercutiram à nível internacional, no esporte, por exemplo, o mais recente é do jogador do Real Madrid e da seleção brasileira, Vinicius Junior.

Essa não é uma exclusividade apenas a jogadores ou a outros países, pelo contrário, na sociedade brasileira atual é comum ver atitudes como essa em vários contextos. Sem dúvidas é um problema que precisa de um resolução urgente.
Dessa forma, e trabalhando por etapas, o vereador Ribeiro Neto, inspirado no caso do atleta do clube espanhol instituiu no âmbito municipal de São Luís a política municipal “Vini Jr.” de combate ao racismo dentro de ambientes que contemplam o esporte, como estádios e arenas esportivas.

A lei “Vini Jr.” já foi aprovada no estado do Rio de Janeiro, e caso venha a ser aprovada aqui, São Luís será a capital pioneira do nordeste a aderir a essa nova política de combate ao racismo.

“O racismo é um dos grandes males do século XXI, e infelizmente é algo que vem de dentro para fora da sociedade, pensando nisso, temos que tomar providências. Por isso, instituí essa política dentro de um dos ambientes que mais buscam a inclusão, que é o ambiente do esporte”, ressaltou o vereador.

Já reconhecido por abraçar projetos voltados ao esporte como o ‘Jovens do Futuro’, que vem mostrando bastante resultado. Agora, Ribeiro Neto busca abraçar e trabalhar por possas que sofrem por atitudes racistas dentro do município de São Luís.
Divulgações de campanhas de combate ao racismo nos momentos que antecedem e durante intervalos de eventos esportivos são algumas das estratégias utilizadas por essa iniciativa. A divulgação de políticas públicas voltadas ao atendimento as vítimas é outra forma conscientizar a todos.

Essa foi uma iniciativa que se destacou dentro do cenário da Câmara Municipal, pois vem de encontro ao combate de ações que ferem um dos principais direitos dentro de uma sociedade estabelecida, o de proteção a diversidade e humanidade.