Conscientização: jornalista e escritor Rozalvo Jr. descobre ser autista aos 52

Quando se fala sobre o autismo há ainda muito preconceito em todo o mundo. Mas o jornalista e escritor Rozalvo Júnior conseguiu superar tudo isso com a sua perseverança, com a sua luminosidade e com o seu talento. E tornou-se exemplo de superação, de sucesso e de inspiração às pessoas em nível nacional. Reconhecimento de escritores e psicólogos, no Brasil, como o da psicóloga e poetisa Clevane Lopes, de Minas Gerais, que faz referência sempre ao seu nome em palestras em vários estados brasileiros.

Rozalvo descobriu ser autista de alta inteligência e performance, por meio de sessões psicológicas e testes científicos, com profissionais gabaritados e conceituados, já na idade madura, aos 52 – mesma idade em que a atriz Letícia Sabatella, revelou também ter sido diagnosticada com um nível leve de Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Em entrevista ao “Fantástico”, ela disse se sentir aliviada com o diagnóstico, mesmo que tenha detectado a condição tardiamente. Ela afirma que sempre foi hipersensível ao som e ao toque.

No caso do maranhense Rozalvo, seu pai, o ex-deputado Rosalvo Diniz, sempre contava que ele, com sua inteligência acima da média, já naquela época, ajudou, por meio de ideias luminosas, extraordinárias e brilhantes, aos 8 anos de idade, o seu avô Antônio Diniz a vencer uma eleição, por apenas 16 votos, em um município, no Maranhão. Já era o seu autismo manifestando-se, na década de 1970.

Ele completa, em 2023, 40 anos de uma carreira icônica, de superação, de inspiração e de sucesso. Já foi premiado pela Academia Maranhense de Letras com uma Medalha em razão do seu trabalho literário e histórico, com repercussão nacional. Grandes nomes nacionais e históricos reconheceram a sua trajetória brilhante, tais como: Lygia Fagundes Telles, Josué Montello, da Academia Brasileira de Letras, e a escritora Zélia Gattai, dentre outros.

A importância da conscientização sobre o autismo. O exemplo do autismo de alta inteligência e performance do jornalista e escritor Rozalvo Júnior é uma forma de incentivar as pessoas, de modo geral, a vencerem os desafios diários com muito talento, competência, tranquilidade, perseverança, brilhantismo e vivacidade em uma sociedade livre de preconceitos sobre o autismo.

Um comentário em “Conscientização: jornalista e escritor Rozalvo Jr. descobre ser autista aos 52

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *