Braide dá início às obras do ‘Trânsito Livre’ na rotatória da PM, no Calhau

O prefeito Eduardo Braide deu início, neste sábado (23), às obras de remoção da rotatória do Comando Geral da PM, no Calhau, após a assinatura da Ordem de Serviço para início dos trabalhos na região. A ação integra o programa ‘Trânsito Livre’.

Trata-se da maior obra de mobilidade já realizada em São Luís e resultará em melhorias significativas na mobilidade urbana, eliminando congestionamentos em uma das áreas mais críticas da cidade.

“Essa é a oitava obra do programa Trânsito Livre na cidade de São Luís. Cidade inteligente tem que ter solução inteligente. Todas as intervenções do programa acontecem de forma rápida, sem causar muitos transtornos à população, e tudo isso é feito com recursos do Município de São Luís, mostrando nossa responsabilidade financeira com o dinheiro público. Esse trabalho está acontecendo em diversos pontos e veremos cada vez mais obras e benefícios chegando para todos os cidadãos da nossa cidade”, destacou o prefeito Eduardo Braide, agradecendo a todas as equipes, secretarias e trabalhadores civis da obra. 

A rotatória está localizada no ponto de interseção de duas avenidas de grande importância, a Avenida Collares Moreira e a dos Holandeses, e também recebe o tráfego vindo da Avenida Carlos Cunha. A execução da obra encerrará as intervenções no trânsito na Avenida dos Holandeses, onde outros quatro trechos já foram concluídos.

Esta será a quinta rotatória suprimida pelo programa Trânsito Livre. As intervenções do programa incluíram a eliminação da rotatória da Cohab-Anil; a terceira rotatória da Avenida dos Holandeses, próxima ao Shopping do Automóvel; a retirada da rotatória do Golden Shopping, e implantação de um cruzamento entre a Avenida dos Holandeses e Avenida Avicenia, bem como a extinção da rotatória do Caolho e melhorias no trecho do Barramar.

O prazo estabelecido para a conclusão das operações, inicialmente fixado em seis meses, pode ser cumprido antes, segundo o secretário da Semosp, David Col Debella. O titular da Semosp, também falou da ação, que é mais uma das várias espalhadas pela cidade.

Intervenções

As intervenções planejadas incluem a implementação de um novo sistema viário que melhorará significativamente o fluxo de tráfego, reduzindo atrasos e aprimorando a experiência de deslocamento para os cidadãos que passam diariamente pelo trecho. O novo traçado eliminará a antiga configuração da rotatória e envolverá a instalação de sinalização vertical e horizontal, resultando em uma reorganização completa do fluxo de veículos na área e nas vias do entorno.

Assim, o fluxo de quem vem do bairro Olho d’Água e Golden Shopping será direcionado para a Avenida Collares Moreira. Com isso, haverá a implantação de sentido único de fluxo e inversão dos fluxos de tráfego em frente à Igreja São Luís Rei de França (bairro Calhau), local onde o tráfego será direcionado para a Avenida Sambaquis.

Esse trecho passa a ser de sentido único, desde a Avenida Colares Moreira, passando pela igreja, seguindo pela Avenida Sambaquis até a Associação do Ipem. Nesse ponto, segue ainda sentido único para a Avenida dos Holandeses, saindo na altura da agência do Banco do Brasil. O condutor pode seguir o fluxo livre, tanto no sentido bairro Ponta d’Areia como voltar no sentido Comando Geral. Essa modificação se destina a quem vem do Olho d’Água, sentido Ponta d’Areia ou para quem vai para as avenidas Collares Moreira ou Carlos Cunha.

Para os motoristas que vêm do bairro Ponta d’Areia em direção ao Comando Geral, será possível seguir à direita para a Avenida Colares Moreira (sentido Shopping Tropical) ou para a Avenida Carlos Cunha (Viaduto do Trabalhador).

Já quem vem da Ponta d’Areia e vai seguir para a Avenida dos Holandeses, segue para a Rua Búzios (ao lado da Caixa d’Água). Esta via passará de duas para quatro faixas de fluxo de sentido único, com ligação com a Avenida dos Holandeses, na nova configuração, permitindo o acesso à avenida, tanto para quem vai no sentido Golden Shopping como para quem volta no sentido Calhau-Ponta d’Areia.

O fluxo para o condutor que vem da Avenida Carlos Cunha, com a atual configuração viária, também seguirá pela Rua Búzios (ao lado da Caixa d’Água) e sai na Avenida dos Holandeses, seguindo para a esquerda (Ponta d’Areia) ou para a direita (Golden Shopping-Olho d’Água).

7 pensou em “Braide dá início às obras do ‘Trânsito Livre’ na rotatória da PM, no Calhau

  1. Isso é uma vergonha! São desvios!

    Outra coisa interessante não existe placa do valor dos orçamentos, dos contratos e da empresa… tudo é mascarado menos os gastos FUI que FIIZ (propagandas) e contratos milionários (vala 2) …. Assim está no município e no estado, só IR mais a frente … cadê a tal “ transparência pública “

    Sr prefeito quantos gastamos pela herança cm VLT que não funcionam e já estamos indo para 12 anos de desuso… isso sim é um problema! Precisamos colocar este equipamento público em funcionamento. Encontre uma solução e não se acovarde, pq tem que beneficiar as famílias do transporte.

    Av dos sabaquis e a rua ao lado do rangedor, e outras ruas não suportaram… a tal Caema que o Sr um dia foi (Diretor) vá lá tá cheia de buraco ao lado do servicinho…: as ruas não suportarão o intenso peso e volume, a infraestrutura é falha e já existe buracos e crateras formadas, é muito menos uma preparação destas vias antecipadamente é um despreparo uma falta de organização cm o recurso público, cm a qualidade e a durabilidade… por outro lado a Edeconsil criadora de Tatu… até parece que o Sr não desloca na BR135, após Bacabeira os 6km (só remendos) feito do zero… e qual a capacidade técnica realmente, não adianta ter equipamentos de primeiro mundo e um operacional de baixa qualificação na utilização do produto… nos não compramos máquinas e sim um patrimônio público que dure 5, 10 anos e não como está ficando.

    São Luís necessita de um projeto a ser executado a longo prazo e não operação puxadinho… A gestões pública tem que ter projetos a serem executados e não de forma que veem conduzindo… e me desculpe agora vi que estraguei meu voto, e este ainda posso corrigir.

  2. Para acabar com o problema da rotatória, acabaram com… a rotatória!
    Que absurdo! Esses Eng. de Tráfego de são luís só podem ser engenheiros de videogame.
    A rotatória é um ponto distribuidor de trânsito. Agora vai haver deslocamento desnecessário para o condutor ir do ponto A para os pontos B, C e D…
    A rua ao lado do Rangedor não suporta. Além de só ter 2 faixas de rolagem, estreitas e com grandes desníveis, não vai permitir velocidade compatível com o tanto de veículos.
    E eu achando que o elevado de brandão era uma obra desnecessária.
    Essa intervenção na rotatória do calhau vai ser um elefante branco. Talvez só perca em obra mal feita para as intervenções do araçagy

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