Janela partidária pode ter debandada do PSDB em São Luís

Neste ano, vereadoras e vereadores eleitos em 2020 poderão mudar de partido sem perder o mandato. A movimentação está prevista na Lei dos Partidos Políticos (artigo 22-A da Lei nº 9.096/1995) e é conhecida como janela partidária.

Para as eleições de 2024, a troca de legenda partidária poderá ocorrer de 7 de março a 5 de abril, prazo final para filiação, exigido em lei para quem pretende concorrer às Eleições Municipais deste ano. A janela partidária é aberta em qualquer ano eleitoral, seis meses antes da votação.

Apenas candidatas e candidatos eleitos em pleitos proporcionais (deputada e deputado distrital, estadual e federal, vereadora ou vereador) e que estão no último ano do mandato podem trocar de partido sem perder o cargo. Em 2024, apenas os mandatos de vereador estão prestes a terminar e, por isso, a norma vale somente para esse cargo político.

Em São Luís, maior colégio eleitoral do Maranhão, as principais mudanças devem ocorrer no PSDB. O partido atraiu vários vereadores no ano passado, num movimento coordenado pelo presidente da Câmara, Paulo Victor, com vistas a uma pré-candidatura à Prefeitura da capital.

PV, no entanto, abdicou da disputa, e agora marcha pelo projeto do deputado federal Duarte Júnior (PSB). Se tudo sair como o programado, ele e os aliados que o acompanharam trocarão o ninho tucano pelo pombal socialista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *