Entenda a polêmica sobre o suposto fechamento da Escola Militar Tiradentes no Parque Vitória

A polêmica sobre o suposto fechamento da Escola Militar Tiradentes do Parque Vitória ganhou as ruas de São José de Ribamar nesta semana com um protesto de pais de alunos.

O alvo da manifestação é a Prefeitura de São José de Ribamar.

A gestão municipal, contudo, não tem qualquer culpa no caso. Principalmente porque a escola seguirá funcionando. Não há que se falar em fechamento.

O impasse começou após a Polícia Militar do Maranhão anunciar que acabaria gradativamente com os anos iniciais na Escola Municipal Parque Vitória (Militar Tiradentes).

O Blog do Gilberto Léda teve acesso a um documento, que deixa claro a decisão unilateral da Polícia Militar em acabar com as turmas do 1º ao 5º ano na unidade de ensino.

Levando em consideração que a escola é mantida pela prefeitura de São José de Ribamar e todos os funcionários fazem parte do quadro da Secretaria Municipal de Educação, tendo como responsabilidade da PM apenas o trabalho disciplinar, de fato, não faria nenhum sentido a prefeitura acatar a decisão da instituição, sendo que o município tem por obrigação e como principal responsabilidade garantir o acesso de alunos dos anos iniciais na escola.

A verdade é que a rescisão do acordo de cooperação técnica entre SEMED e Polícia Militar só aconteceu porque o município não aceita de forma alguma, que alunos da rede sejam prejudicados. Segundo informações da SEMED, a prefeitura propôs um acordo com a PM para que a escola pudesse ser mantida no mesmo formato, não sendo acatado, o município não teve outra opção a não ser buscar uma alternativa que garantisse a oferta de vagas para a comunidade e atender a população de 6 a 10 anos, na rede municipal.

Encerrar os anos iniciais na unidade de ensino prejudicaria uma boa parcela de crianças da região do Parque Vitória. Diante da situação, a Prefeitura de São José de Ribamar buscou de forma responsável a melhor solução para o problema, que é adotar o modelo de regime disciplinar da Guarda Municipal, já aplicado nas escolas Humberto de Campos e Doutor José Silva e que tem sido muito bem aceito por toda comunidade escolar e apresentado excelentes resultados.

O real problema está na tentativa de politicagem. Se toda a estrutura educacional, administrativa, operacional, pedagógica e, principalmente, os professores – que são da rede municipal – serão mantidos na escola, sendo a única mudança a parte disciplinar que passará a ser feita pela Guarda Municipal, fica até difícil entender o porquê de tantos conflitos em torno de uma situação já muito bem resolvida.

Fica uma reflexão: não seria mais justo manter a escola com o mesmo modelo de educação, com a mesma qualidade de ensino, podendo beneficiar uma gama maior de estudantes, do que acatar a decisão da Polícia Militar, que prejudica uma parcela significativa de crianças? Como ficariam as crianças do 1º ao 5º ano? Como ficariam os pais de crianças que querem seus filhos na escola? Todo mundo tem direto à educação. O assunto é delicado. Será que vale a pena esse jogo de segregação de alunos e manter a escola só do 6º ao 9º ano?

5 pensou em “Entenda a polêmica sobre o suposto fechamento da Escola Militar Tiradentes no Parque Vitória

  1. Gostaria de completar que isso já foi superado, houve um acordo entre pais, prefeitura e polícia, onde se comprometeram de permanecer do jeito que estava. Ou seja, irá continuar.

  2. Essas escolas sejam administradas pela PMMA ou CBMA é um antro de corrupção!
    Essas escórias fizeram ressurgir o famigerado CAIXA ESCOLAR para nutrir seus Comandzntes com dinheiro dos pais e responsáveis!!
    O Governo fez vista grossa e agora se esconde atrás das revoltas dos País.
    Infelizmente o Ministério Público do Maranhão em baixo das asas dos Brandões nada faz, se acorvada !!

  3. Pq ninguem viscaliza o Colegio militar Tiradente 1, na vila palmeira, que não tem cota para crianças com deficiência em seu seletivo, e tem (ou tinha) mensalidade (simbolica mas mensalidade) de 100 reais, sendo escola pública mantida pelo Governo do Estado

  4. Essa Polícia Militar com esse atual Comandante Geral virou uma verdadeira politicagem; na vdd piorou a politicagem; Ele agradando o Gov, tá tudo bem.

  5. Gostaria de saber se a prefeitura de Ribamar, irá fazer algo de infraestrutura no alto Turu parque e vitória e adjacências, Todo dia é uma complicação pra sair do alto e passar pela região dos parques,, aquela obra já faz mais de uma semana de confusão e bagunça,.por conta da via interditada. Enfim, basta fast o mínimo, agora se não fazer nem isso fica complicado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *