Pra que serve o PSTU?

As fotos que ilustram este post são um flagrante colhido pelo titular do blog na manhã desta quarta-feira (20).

Mostram o eterno “socialista-rebelde” Marcos Silva (PSTU) numa longa conversa com o líder da Oposição na Assembléia Legislativa, deputado estadual Marcelo Tavares (PSB).

Silva foi levado à Casa, curiosamente, por um militante do Partivo Verde – da base aliada ao Governo do Estado -, com o único objetivo de subsidiar a oposição de dados e argumentos contra a administração estadual à frente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA), de onde o ultra-esquerdista é funcionário.

Uma audiência para discutir problemas no órgão estava marcada para hoje, mas foi adiada para o dia 25.

Tudo certo, então...

Na prática, é pra isso que o PSTU no Maranhão serve: para ser usado pelos oposicionistas, quando lhes convém, na missão de atacar o governo.

Marcelo Tavares e a oposição não podem ser condenados, estão apenas fazendo seu papel – e com relativa eficiência.

Já o PSTU, que sempre se disse contra tudo e contra todos, contra o status quo, contra as oligarquias – mesmo a do PDT em São Luís -, está fazendo nada mais que papel de bobo ao se deixar usar dessa forma.

Mas esperar o que, de um partido que já vem servindo de “bucha de canhão” para Jackson, o PDT e a oposição desde 2006?

22 pensou em “Pra que serve o PSTU?

  1. Democracia é isso amigo. Ou vc acha que ele não poderia falar com Marcelo? Ou se ele sabe dos podres da Caema, deveria ficar calado? Furo no pé!

    • Não disse isso. Disse que ele está sendo usado para insuflar o debate e só. Marcelo está corretíssimo no papel dele de oposição. Mas o Marcos Silva tem um discurso de correção de luta contra as oligarquias – Sarney e do PDT – e anda de lero com os Tavares? Por acaso vc lembra de onde saíramos Tavares?

      Ou seja: apesar do discurso, Marcos Silva e o PSTU são iguais a todos os outros.

      Isso é fato.

      • MARCELO & zÉ Reinaldo fizeram o caminho q vc deveria fazer. Se livraram de ser lacaios da oligaquia que acaba com o Maranhão. Isso sim é fato. Compare os índices de crescimento do Maranhão pelo IBGE do tempo q Roseana foi governadora e com os anos de é Reinaldo e de Jackson. Vc veria q vc anda ajudando o lado que só leva o Maranhão para baixo.

        • É esse maniqueismo tolo que obnubila a visão de vcs. Bons projetos e boas iniciativas (como os maus e as más) existem em todos os grupos. Mas de uma coisa eu tenho certeza: o grupo de José Reinaldo mão fez mais pelo Maranhão que o grupo Sarney. Alias, Zé Reinaldo pode ser considerado o líder de um grupo?

  2. Pera ai Gilberto, querer que todo mundo viva sobre a chibata dos Sarney é demais. Todo mundo sabe que vc Gilberto é sarneysista de dar a cara para bater, agora exigir ou querer que Marcos Silva não possa contribuir com informações para a oposição, que defende o Povo, ai é querer forçar a barra por teu amor platônico pelo governo Roseana,… é demais…
    Cobre de tudo, menos isso do PSTU!.

  3. Realmente Gilberto Léda, teu blog vive um novo momento: queres disputar com Marco Deça e Jorge Aragão quem baba mais os sarneys.
    Os ouvintes de rádio AM escutam quase que diariamente as contribuições de Marcos Silva sobre vários temas. O mais abordado é o saneamento básico.
    Marcos Silva pode falar com que ele quiser. Afinal é uma pessoa civilizada. Aí tu já queres forçar. Tu mesmo dissestes que ele foi a uma audiência pública na Assembleia Legislativa que foi adiada. È natural que ele fale com a pessoa que anunciou a audiência.
    Que coisa feia, dando uma de paparazzi.
    Não força a barra. Porque não entrevistastes os dois??? Preferistes agir sorrateiramente pra depois caluniar??? Assim que queres aumentar tua audiência????

  4. Gilberto,

    Vocês estão com uma paranóia. Isso dá ponto diante dos patrões de vocês? Porque se fores jornalista deverias ter vergonha de querer imitar mãe Diná. E se dependesse de adivinhar você estaria pobre. É melhor continuar sendo serviçal da mãe Roseana, assim você mantém seus privilégios.
    Fatos devem ser registrados, mas com veracidade. Mesmo que tenha sua opinião sobre com quem converso, você não tem o direito de achar que só devo conversar com aqueles que interessam aos seus donos.
    Vamos à verdade:
    Esta semana a cidade foi tomada por um debate sobre o aumento da tarifa da CAEMA, tentaram construir uma polarização entre os sarneys e os castelistas: duas faces da mesma moeda.
    Fui informado por companheiros da CAEMA sobre uma audiência pública, pois pertenço a um movimento de defesa da valorização dos trabalhadores da CAEMA e por uma CAEMA Pública e Moralizada. Tenho nos últimos 4 anos me dedicado ao estudo sobre o saneamento básico, que tem a ver com a universalização dos serviços, o financiamento público e o controle social. Nesse sentido é que fui até a Assembleia Legislativa representando este movimento e não o PSTU.
    Hoje, se você fosse um jornalista que preservasse a ética profissional, deveria tá sabendo que o presidente do PSTU é o economista e bancário Eloy Natan. Este sim fala em nome do PSTU.
    Eu tenho orgulho de pertencer a um Partido que sempre enfrentou a oligarquia sarney sem se aliar com a oposição conjunturais. Isto não significa eu que tenha que ser inimigos das pessoas. Na política temos adversários na tática e na estratégia. O mal da humanidade não são as pessoas, mas o modo de produção capitalista e a existência de uma sociedade de classes. Portanto, é justa a luta contra os governos burgueses, ainda mais na versão oligárquica.
    Dessa forma, você só demonstra pertencer à escola da perseguição, da mentira, da calúnia e das intrigas, pois hoje pela manhã, ao chegar à Assembleia fui bem recebido por uma pessoa que eu nem sabia que era do PV, afinal de contas, antes da ideologia tem o ser humano. Fui informado que não haveria a audiência e ele me levou até o Marcelo Tavares. Passei na sala de imprensa, falei com alguns jornalistas. O deputado Tavares estava no plenário e saiu respeitosamente para me atender. Conversamos em público, apesar da sua maldade em fazer uma foto fechada, estávamos em um ambiente aberto, com muitas pessoas em volta.
    E minha conversa com ele foi no sentido de prestar alguns esclarecimentos sobre o tema. E comecei dizendo que quando a Roseana assumiu o governo, colocou uma corda no pescoço da CAEMA e os castelistas vem tentando puxar o tamborete. E que eu gostaria que o debate fosse para além da discussão tarifária. Citei que era importante pensarmos um movimento que assegurasse a universalização dos serviços de água e esgoto no Maranhão e que o governo deveria financiar os serviços estruturais de saneamento básico. Também informei que a tarifa média do Maranhão é a menor do país (0,88 centavos por metro cúbico) e que a CAEMA é a responsável por isso, pois onde os serviços são minicipalizados a tarifa está acima de 19 reais mensais (Caxias, Codó, Timon, Bacabal, Balsas e outros).
    Para finalizar, estou à disposição de todos para responder a qualquer questão. Quase todos os dias me pronuncio na rádio São Luís, Educadora e às vezes na rádio Capital, menos na Mirante, por decisão própria, pois não me sinto à vontade em falar em um sistema de comunicação em que o desafio nº 1 é proteger o governo de Roseana.
    Assim, só te peço não coloque palavras em minha boca e procura respeitar as pessoas porque teus patrões não serão para sempre donos do Maranhão. Um dia a impunidade acaba e os caluniadores também.
    Marcos Silva

    • 1 – Vc me chama de mentiroso, mas confirma o que revelei no post. Vc foi levado por um militante do PV – da base aliada de Roseana (não disse que vc sabia disso);
      2 – O que tem a ver ética profissional com saber quem é presidente do “gigante” PSTU de São Luís?
      3 – Vc questiona o fato de eu dizer que vc municiou a oposição para atacar o governo. A prova está no seu próprio texto: “quando a Roseana assumiu o governo, colocou uma corda no pescoço da CAEMA”.
      4 – Para finalizar: são vcs da esquerda que vêem teorias conspiratórias e maquiavelismos em tudo. Eu não editei a foto para fazer parecer que os dois estavam escondidos. Cortei a imagem porque fiz o registro de muito longe e, pra ficar fácil de o leitor identificar quem é quem na foto, recortei para aproximar.

      Algo mais?

      Próximo…

  5. ÉÉÉÉÉÉÉÉÉ…… EU SABIA QUE UM DIA A MÁSCARA DESSA ESQUERDALHA IA CAIR!!!
    SÓ A LUTA MUDA A VIDA ….. DELES!!!
    ELE E SUA GANGUE SÃO PIORES DO QUE AQUELES QUE SEMPRE CRITICARAM POIS NOS BASTIDORES FAZEM IGUAL OU PIOR!!!!

    ÊITA QUE MARX DEVE ESTAR SE REVIRANDO NO CAIXÃO E OS ALUNOS DA UFMA/UEMA ETRERNAMENTE COMO MASSA DE MANOBRA DELE E DO PSTU, PARTIDO, AGORA, MAIS OU MENOS DE ESQUERDA. MAIS OU MENOS CRÍTICO ÁS “ELITES”
    KKKKKKKK…. BESTA P…A!!!!
    PARABÉNS PELO FURO! QUE COISA HEIN???

    • Grato pela participação e pelo apoio. Temos que desmistificar esses esquerdóides, que não contribuem em nada para o crescimento do país

  6. Caro jornalista,
    Quero dizer que conheço, muito bem, o homem, o trabalhador, negro, pobre, lutador, professor, coerente com a sua histórica luta em favor dos oprimidos. E o conheço de muitos anos. Com ele, mantive muitos embates ideológicos, época em que ele militava no PT, e, eu, estava na presidência do Sindicato dos Bancários. Mas, como dever de pessoas civilizadas, nunca deixamos nossas divergências tomarem o rumo da disputa pessoal.
    Eu não tenho procuração do Marcos Silva para defedê-lo, e nem tenho essa pretensão, apenas tentar colaborar com a verdade dos fatos que norteiam sua vida.
    Para quem não conhece o Marcos Silva, deve buscar essa aproximação, pois, trata-se de um grande homem. Trata-se de um militante político de um rico conteúdo político, econômico e, talvez esteja entre aqueles que melhor conhece economia política e história das civilizações.
    Registro esses pequenos informes acerca da Biografia dos Marcos Silva, porque, embora respeite a matéria, acho que se trata de uma grande injustiça com esse companheiro. Jamais alguém de boa-fé pode acreditar que o Marcos Silva esteja a serviço de grupos políticos conservadores que dominam ou dominaram Maranhão.
    Marcos Silva, de quem não sou Advogado, repito,mas, na condição de cidadão, permita-me afirmar: é um dos poucos maranhenses que se mantém firme e fiel à Luta que abraçou. Pessoa leal, paciente, estudioso, equilibrada, e comprometido com os postulados que defende.
    Não consigo interpretar que esse encontro com o deputado estadual do PSB tenha algo de “deduragem” “x-9″ , e outros conceitos que o Marcos Silva não merece, sinceramente.
    Façam um levantamento da vida do Marcos Silva, e busquem conhecê-lo pessoalmente, e constatarão o que, aqui, estou registrando: amigo, coerente, leal, combativo, estudioso, sereno, e tantas outras qualidades. Defeitos ? Certamente, muitos. E quem não os tem?
    Penso que poderemos ser mais críticos, sem a necessidade de ataques à dignidade das pessoas, as quais pensam e agem politicamente diferente do nosso modo de raciocinar e atuar na vida política.
    Finalizo, registrando, também, o meu apreço pelo conteúdo do BLOG.
    E concluo anotando uma frase que é do Marcos Silva, e que a houvi quando o mesmo participou do último debate entre os candidatos a Prefeitura de São Luís, evento realizado nos Estúdios da Mirante AM:

    “Não nos interessa desqualificar pessoalmente os nossos adversários para vencê-los, queremos derrotá-los políticamente, com riqueza de conhecimentos, disputando a consciência das massas”

    Fraternalmente,

    Petrônio Alves
    Advogado

  7. Caro Gilberto,
    De longe observo o debate sobre a ida do companheiro Marcos Silva a Assembleia Legislativa e o debate levantado por você. A resposta do companheiro Marcos Silva assino embaixo.

    Gostaria de comentar uma réplica sua quando fala “…Temos que desmistificar esses esquerdóides, que não contribuem em nada para o crescimento do país”. Pergunto eu:

    Desmitificar é denunciar um erro. Qual é o nosso erro ? É não concordar com um modo de produção capitalista que leva milhões de pessoas a fome e também os corruptos que sobrevivem dele?
    O que é contribuir para o crescimento do país? Os militantes do PSTU espalhados pelo país, são metalúrgicos, professores, funcionários da CAEMA, bancários, etc. Só contribui para o crescimento deste país a Oligarquia Sarney,que nunca trabalhou e saqueia os cofres públicos desde que começaram a governar este estado ou quem é jornalista e defende os seus interesses?

    Por último, sou funcionário concursado da Assembleia Legislativa do Maranhão e militante do PSTU. Por este motivo, de agora em diante devo evitar de conversar com as pessoas no meu local de trabalho?
    Todos aqueles que remam contra a maré sempre serão considerados loucos, até que a história vejam como justa as suas posições.

    Grato, Noleto Economista e militante do PSTU.

    • O erro de vcs é nunca conseguir transpor a esfera do discurso. Lembro-me bem das entrevistas na Mirante, ano passado, no período eleitoral. O colega Marco D’Eça perguntou ao Marcos Silva: “mas e em termos práticos, o que o PSTU propõe para mudar a realidade de pobreza do Maranhão?”.
      Ele não soube responder. Simplesmente porque não há um programa. O PSTU – como a grande maioria da esquerda radical – não vai além do “só a luta muda a vida” e das críticas ao “sistema”.
      Mas que sistema? Vcs sabem exatamente pelo quê lutam?
      Tenho o sonho de um dia ver o PSTU comandando uma cidade, um estado, quiçá o país. Só para que reste comprovado que vcs não passam de aproveitadores do discurso fácil da oposição de que nada funciona como deveria, nada presta, nada tem jeito…
      Mas o Brasil mesmo está aí pra provar que vcs estão todos errados.
      Muita coisa funciona, muita coisa é boa e muita tem jeito nesse país. E nada disso se deve ao PSTU.

  8. Bom dia,
    Sr. jornalista, sou empregado da CAEMA, companheiro de trabalho do Sr. Marcos Silva, e gostaria de fazer um necessário e justo esclarecimento à você e à “sociedade” que acompanha suas notícias. A ida desse cidadão à “casa do povo” deu-se em razão de eu informar-lhe da audiência que ocorreria, e que seria pertinente sua presença, pois poucos são os conhecedores e estudiosos do tema no Maranhão.
    Gostaria, também, para título imparcialidade, destacar dois pontos:
    1° – pertenço a um grupo de dirigentes sindical cujo Marcos é oposição;
    2° – não sou filiado a nenhum partido e nem pertenço a nenhum grupo político;
    Certo que estou contribuindo com a verdade , agradeço o espaço.

Os comentários estão fechados.